Cotidiano

O que a cárie tem a ver com a raiva?

As cáries são um sintoma do esmalte dentário – a parte externa e visível dos dentes. Para entender a origem biológica desse sintoma, recorremos à função primária dos dentes: a mordida.

Os animais, de modo geral, têm nos dentes sua principal defesa e, também, uma ferramenta importante de sobrevivência. Nos seres humanos isso não é diferente, pois nossos dentes guardam uma memória de agressividade, luta, ataque e defesa…

Por isso, do ponto de vista da Reprogramação Biológica, as cáries são desencadeadas por um conflito envolvendo a mordida, a agressividade, no sentido de não ser capaz de morder um rival. Isso explica por que as cáries são mais comuns em crianças: na escola, quando um menino briga com outro mais forte, sente-se incapaz de revidar ou se defender (não pode “morder” de volta), seja pela desvantagem ou por medo de ser repreendido pelos professores ou pelos pais. Um outro ponto é a opressão pelos pais ou irmãos mais velhos, gerando essa mesma percepção de não conseguir ou não ser permitido reagir, “morder”.

Quando resolvido o conflito, o esmalte é restaurado lentamente, podendo ocorrer sensibilidade térmica ou de doce/salgado. A formação de tártaro também é comum na fase de resolução.

Dica IBe

Essa cárie que surgiu está mesmo relacionada ao doce que comi, ou é mais uma desculpa para não olhar para os meus conflitos?