Esportes

O pensamento vivo de Ryan Lochte em sete frases ao longo da carreira

lochte.jpg

As justificativas dúbias e evasivas de Ryan Lochte para o episódio do falso assalto no Rio de Janeiro expuseram um lado até então pouco conhecido do nadador americano no Brasil: seu costume de soltar declarações marcantes, muitas vezes inusitadas, quando fala aos jornalistas.

Nadador AUS 19-08

Lochte, vale lembrar, primeiro declarou a pessoas próximas ter sofrido um assalto de falsos policiais no dia 14, a caminho da Vila dos Atletas, no Rio. Depois admitiu ter “exagerado” na história, mas sem entrar em detalhes.

Naquele momento, uma investigação em curso mostrava que o nadador havia vandalizado um posto de gasolina e mentira sobre o horário de saída de uma festa. Em entrevista ao “Jornal Nacional”, já em solo americano, Lochte, de 32 anos, atribuiu as versões confusas e conflitantes do assalto à “imaturidade.

O pensamento vivo de Lochte, constantemente em reconstrução, já rendeu outros momentos curiosos em entrevistas. Aqui vai uma seleção de sete frases que definem o pensamento vivo de Ryan Lochte:

1) “Minha filosofia é: se você é um homem na noite, você tem de ser um homem também pela manhã.”

lochte_3.jpg

O nadador americano cultivou, ao longo dos anos, uma fama de encrenqueiro e de adepto de noitadas, que chegou ao Rio junto às Olimpíadas e trazendo, de brinde, o episódio do falso assalto. Vale destacar, porém, que Lochte também é um atleta vencedor: ele acumula seis ouros olímpicos em quatro participações nos Jogos (de Atenas-2004 ao Rio-2016).

2) “Temos muito em comum. Ela gosta de chips com sal e vinagre, ela mora em Miami.”

lochte_namorada.jpg

A frase em questão foi dita pelo nadador durante o reality show “O que Ryan Lochte faria?”, referindo-se a uma amiga. O programa, veiculado em 2013 e focado na vida pessoal do atleta americano, contribuiu para a fama de frasista inusitado do nadador americano.

Lochte, de 32 anos, engatou recentemente em um relacionamento com a modelo Kayla Rae Reid, de 25. Ela estava no Brasil, acompanhando a Olimpíada do Rio, durante o episódio da noitada mal explicada do nadador. Ainda não é conhecido se Lochte recorreu a uma declaração como a dita no programa de TV para fazer as pazes com sua amada.

3) “Esses são os tênis que eu mesmo desenhei, do topo até a sola até o topo até o fundo. E os cadarços!”

lochte_sapatos.jpg

Colecionar sapatos é um dos hobbys de Ryan Lochte, que chegou até a lançar uma linha estilizada de calçados em 2013. A descrição detalhada dos tênis também foi dada por Lochte durante o reality show “O que Ryan Lochte faria?”.

4) “Às vezes viajar é melhor do que chegar.”

lochte_viagem.jpg

Outra frase atribuída a Lochte, que parece encaixar perfeitamente com a situação vivida pelo atleta no Rio: embora vitorioso no revezamento 4x200m nado livre, Lochte não subiu ao pódio em provas individuais nesta Olimpíada. A volta para os EUA, por sua vez, parece ainda não ter terminado: o nadador será intimado pela Polícia do Rio a retornar ao Brasil para prestar esclarecimentos sobre o falso assalto.

5) “Enquanto houver vida, sempre haverá natação.”

20120724070804751rts.jpg

Lochte iniciou a carreira de atleta profissional em 2004, aos 20 anos de idade. De lá para cá, são muitas medalhas em campeonatos mundiais e Olimpíadas, em mais de um estilo (costas, borboleta e nado livre).

6) “As pessoas só pensam em natação de quatro em quatro anos. Eu quero levar a natação para a cabeça das pessoas.”

Carly_Rae_Jepsen_and_Owl_City_on_Today_Show-380.jpg

Vale destacar que, no caso da Olimpíada do Rio, a participação de Lochte ficou marcada menos pelo desempenho dentro das piscinas e mais pelos desdobramentos de sua conduta fora d’água.

7) “Sempre fui bom em deixar as coisas entrarem por um ouvido e saírem pelo outro.”

lochte1.jpg

Foi o que Lochte fez após retornar aos EUA: embora com a polêmica do falso assalto em seu ápice, com o surgimento de provas conflitantes com a versão do nadador, ele apareceu sorridente em suas redes sociais, desejando feliz aniversário a uma amiga.