Cotidiano

"O PDI não pode ficar centralizado na Brasil e o Morumbi é um bom exemplo disso"

O projeto do Parque Linear abrange uma área de 91.188,10 metros quadrados. Para realizar a obra foi necessário desapropriar alguns áreas, totalizando R$ 507 mil

Obra que beneficiará uma população aproximada de 60 mil moradores de pelo menos sete bairros da região norte da cidade, o Morumbi Ecopark teve a ordem de serviço assinada na manhã de hoje (5), dando início a uma nova fase do PDI, o Programa de Desenvolvimento Integrado de Cascavel, "que não pode ficar centralizado na Avenida Brasil, e o Morumbi é um bom exemplo disso, pois vai simbolizar o que estamos falando desde o início da nossa administração, que será horizontal, democrática e para todos, com planejamento, transparência e muita fiscalização", afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos.

"Obras podem ter imprevistos. O que não pode é ter maldade. As obras precisam ter um norte, não podem ser comemoradas só no lançamento. Precisam ser rigorosamente fiscalizadas. E é o que iremos fazer", acrescentou o prefeito durante o ato que contou com a presença de inúmeras autoridades, dentre elas o presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Aldino Gugu Bueno e vários vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Jorge Lange, líderes comunitários e moradores dos bairros envolvidos.

O deputado estadual Adelino Ribeiro, que esta semana comemorou 42 anos de residência no Morumbi, disse que ajudará a formar um conselho com 40 integrantes para "cuidar deste bem aqui, mostrando que existe organização e preocupação da comunidade com o meio ambiente, pois toda a região buscará aqui no Morumbi qualidade de vida. Fico feliz porque seremos referência".

Assinatura

A assinatura ocorreu na "baixada" da Rua Europa, na divisa entre os bairros Periolo e Morumbi entre o prefeito e o empresário Maycon Cezar Palma, da Contersolo Construtora de Obras Ltda, de Mandaguaçu, norte do Paraná, ao qual o prefeito pediu respeito e amor à obra, "pois o Morumbi é uma região que há anos vinha sendo discriminada e, agora, recebe um investimento grande, que precisa de muito zelo".

A empresa venceu a licitação na modalidade LPN (Licitação Pública Nacional) pelo valor de R$ 16.950.000,00. A obra faz parte do PDI, que é financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com contrapartida do Município.

Sobre o projeto

O projeto do Morumbi Ecopark Região Norte compreende a recuperação e alargamento do canal da Sanga Amambay com proteção das margens, recuperação da mata ciliar e construção de diversos equipamentos públicos de esporte e lazer, incluindo o Centro de Convivência Intergeracional, com 1.634 m².

Além da do revestimento do canal, serão implantadas no local pista de caminhada, ciclovia com bicicletário, equipamentos de esporte e lazer para adultos e crianças, como academias ao ar livre, parque infantil, quadras de vôlei de areia, quiosques, áreas de convívio, miniginásio de esportes, praças para recuperação de nascentes, áreas para estacionamento com vagas adaptadas e o CCI (Centro de Convivência Intergeracional), com salas para oficinas de cultura e atividades com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos da assistência social.

Anexo ao CCI haverá uma unidade de Cras (Centro de Referência de Assistência Social) que ofertará o serviço de proteção e atendimento integral a família.