Cotidiano

O passo a passo de uma boa redação no Enem e nos vestibulares

FOTO7.jpgNão é fácil atingir a nota máxima em redação no Enem, os sonhados 1.000 pontos. No ano passado, só 104 candidatos, entre os 5,6 milhões que fizeram um texto na avaliação, conseguiram atingir essa proeza. Já o número de pessoas que ficaram com a nota mínima foi bem maior, 52 mil. Quem fez a prova no ano passado teve que escrever sobre o tema ?A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira?.

Para atingir uma boa na redação do Enem e também nos vestibulares é preciso se ater ao tema proposto pelos examinadores, construindo um texto que faça sentido e tenha começo, meio e fim. 30 é o número máximo de linhas que o candidato pode usar, o mínimo é sete.

Passo a passo de uma boa redação no Enem e nos vestibulares

A defesa do ponto de vista sobre o tema proposto não deve ser ofensiva ou afirmar preconceitos. Caso contrário, o candidato pode ser dar muito mal.

– Não seja ofensivo, não cometa nenhuma injuria e não desrespeito os direitos humanos. E também não vale escrever qualquer coisa fora do tema proposto para aumentar o número de linhas ou copiar o próprio caderno de questões. Tudo isso pode causar sua desclassificação ? recomenda o Inep, que organiza o Enem, em seu site.

Com essas recomendações básicas em mente, a chance de tirar uma nota mínima é baixa. Mas quem quer estar no topo das notas da redação do Enem tem que entregar muito mais. Confira na galeria um passo a passo de como fazer um bom texto.

Veja também 5 motivos que levam a nota zero na redação, segundo o
edital do Enem:

1 – Não atender à proposta solicitada ou que possua outra
estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa;

2 ? Não apresentar texto escrito na folha de redação, que será
considerada em branco;

3 ? Se tiver menos de sete linhas, independente do conteúdo
apresentado;

4 – Que apresente impropérios, desenhos e outras formas
propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos;

5 ? Será anulada a redação que apresentar parte do texto
deliberadamente desconectada com o tema proposto.

Leia também: Construa a sua Redação nota 1.000 com treino e repertório