Política

O papel dos jovens na política

Em um ambiente político envolto em escândalos de corrupção, marcado pela Operação Lava-Jato, e de insatisfação quase que generalizada da população brasileira com os representantes do povo, uma pequena, mas importante parcela mira em caminhos contrários aos vividos hoje.

É o caso da estudante do 4º ano do curso técnico em Informática do IFPR (Instituto Federal do Paraná) de Cascavel, Vanessa da Silva Almeida, de 18 anos. Na última semana de setembro, a aluna viajou até Brasília (DF) para apresentar um projeto de lei idealizado dentro da sala de aula para o Parlamento Jovem Brasileiro.

A proposta foi pensada ainda em maio, com o apoio do professor Rudy Nick Vencatto. O objetivo era criar um projeto de lei que visasse a melhora da sociedade. “O professor pediu aos estudantes que escrevessem um projeto que tivesse a ver com algo da nossa realidade que nos incomodasse”, conta Vanessa.

Vanessa logo pensou em um programa federal de concessão de bolsas a estudantes do ensino médio que têm o intuito de se envolver com pesquisas científicas teóricas e práticas e ao mesmo tempo criar um grupo de estudante do ensino fundamental para que, desde cedo, as questões políticas e sociais sejam inseridas entre o público jovem.

“É uma forma de enaltecer a educação brasileira, já que hoje estamos encontrando dificuldades por conta do corte de recursos. Ao invés disso [dos cortes] porque é que a gente não investe nesses projetos?”, indaga a estudante.

O projeto de lei de Vanessa passou por duas seleções. A primeira delas envolvia 20 estudantes. Deste total, somente cinco passaram para o processo seletivo final. “Em agosto saiu o resultado e eu estava lá”, celebra.

A visita a capital

Na capital do País, Vanessa e outros quatro representantes paranaenses puderam conhecer como funcionam os partidos políticos e qual o papel dos estudantes dentro da esfera pública. Além disso, foram empossados como parlamentares jovens – prática feita dentro do Parlamento Jovem Brasileiro.

“Entre tudo isso ainda fizemos várias visitas e participamos de uma reunião de comissões para debater os projetos de lei criados por nós. Eu fiquei na comissão de economia, já que estava relacionado ao PL que idealizei”, diz.

A ida até Brasília pode ainda render bons frutos. Isso porque, conforme Vanessa, um dos objetivos do Parlamento Jovem é buscar projetos que podem se tornar lei, passando pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. “Os projetos que fizemos ficam disponíveis lá na Câmara e quem se interessar pode encampar a ideia, alterar o que achar necessário e tocar o projeto”, comenta.

Porém, para que tudo isso efetivamente ocorra é preciso que os parlamentares demonstrem interesse, o que no caso da estudante infelizmente ainda não aconteceu. “Até o dia em que estava lá nenhum deputado se interessou, mas ficaria bem feliz se tivesse essa oportunidade”, garante.

O que pensa da política atual

A jovem Vanessa, que viu nesta curta experiência um horizonte cheio de possibilidades, é categórica ao afirmar que “o maior problema agora é a falta de fiscalização, de cobrança. Infelizmente, vivemos em um país corrupto, essa é a nossa realidade e que nos deixa muito desanimados. Mas, precisamos lutar, porque se a gente não lutar isso [a corrupção] nunca vai ter fim”.

Sobre a participação dos jovens na política, a estudante cogita até em ser candidata no futuro. Antes disso, Vanessa pretende cursar Direito e Relações Públicas. “A viagem a Brasília abriu uma possibilidade a mais para mim. Acredito que nos últimos tempos temos uma militância que cresce. Vejo isso como algo positivo, fico muito feliz, mas o problema é que o pessoal não segue adiante. É preciso formar jovens que se engajem nessas lutas sociais”, aponta.

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado anualmente e tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens. Ao todo, 78 alunos são selecionados a esta experiência, desde 2004.