Esportes

O novo - e brilhante - O novo - e brilhante - ponto turístico do Rio

piraolimpica_candelaria.photo_.alexferro.07082016-0091.jpgPontos turísticos tradicionais do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Pão de Açúcar e as praias da orla da Zona Sul ganharam uma companhia especial durante os XXXI Jogos Olímpicos da Era Moderna: bem em frente à Igreja da Candelária, um local muito simbólico na região portuária, foi acesa uma segunda pira olímpica, apelidada de ?pira do povo?.

Veja tambémTrata-se de uma réplica em tamanho menor da pira acesa no Maracanã por Vanderlei Cordeiro de Lima, ao fim da cerimônia de abertura que emocionou o público na sexta-feira, 5. E foi um representante do povo quem teve a honra de acender a pira da Candelária, minutos depois do momento apoteótico do maratonista brasileiro: Jorge Gomes, aluno da Vila Olímpica da Mangueira.

? Muitas pessoas já tocaram na tocha e agora é minha vez. Quem ainda não tem um sonho, sugiro seguir o meu: quero ser um atleta olímpico e, um dia, conquistar muitas medalhas ? afirmou Jorge ao site da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O responsável pelo design da pira olímpica é o artista norte-americano Anthony Howe. A escultura que se movimenta conforme a força do vento ? o artista é famoso por criar esculturas cinéticas, com uso de modelos criados em computador e peças de metal moldadas e cortadas com auxílio de um cortador de plasma combinado com técnicas tradicionais de processamento de metais.

piraolimpica_candelaria.photo_.alexferro.06082016-9936.jpg? Com tudo o que eu faço, quero transportar as pessoas para um novo lugar. Quero passar um momento de paz, de graça ? disse Howe ao portal Rio 2016.

Seguindo a premissa da sustentabilidade que permeia a edição brasileira dos Jogos Olímpicos, as piras gastam menos gás do que as desenvolvidas nos eventos anteriores.

? A chama usada nela é muito pequena, o grande destaque mesmo é o movimento que a pira faz. A mensagem que ela passa é essa: emitimos pouco gás carbônico e aproveitamos a energia solar e eólica. É uma pira sustentável ? disse Fernando Meirelles, um dos diretores da cerimônia de abertura dos Jogos, ao portal Rio 2016.