Cotidiano

'O mundo está em guerra', diz Papa Francisco

RIO – O papa Francisco advertiu nesta quarta-feira que o mundo está em guerra devido à perda da paz, em declarações a bordo do avião que o levou a Cracóvia, na Polônia, no dia seguinte ao assassinato de um padre na França por dois extremistas.

“Fala-se tanto de segurança, mas a palavra verdadeira é guerra. O mundo está em guerra porque perdeu a paz. Quando falo de guerra, falo de uma guerra de interesses, de dinheiro, de recursos, não de religiões. Todas as religiões querem a paz”, afirmou na viagem que o leva a Cracóvia para a Jornada Mundial da Juventude.

“Depois de muito tempo, o mundo está em uma guerra fragmentada. A guerra que foi a de 1914, depois a de 39-45, e agora esta. Ela pode não ser a mais orgânica, mais organizada, mas é a guerra”.

Francisco chegou na Cracóvia nesta quarta-feira. Ele começa uma intensa agenda de encontros, missas e visitas que se estende até domingo, quando termina a Jornada Mundial da Juventude. Nos próximos dias, o Papa vai visitar, por exemplo, o Museu Memorial de Aushcwitz, no antigo campo de extermínio nazista, onde cerca de 1,3 milhões de pessoas morreram durante a Segunda Guerra Mundial.