Cotidiano

O mistério do sono: esquecer o que aprendemos

sono.jpg

RIO ? A função do sono é nos fazer esquecer o que aprendemos. Esta é a conclusão de um estudo publicado esta semana na revista ?Science? por biólogos da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).

Sono

A pesquisa lembra que, para aprender, temos de desenvolver conexões, ou sinapses, entre os neurônios de nosso cérebro. Essas conexões permitem que os neurônios enviem sinais uns aos outros rápida e eficientemente. Nós armazenamos memórias novas nestas redes. Mas as sinapses crscem tão exuberantemente durante o dia que os nossos circuitos do cérebro estão ?barulhentos?. Quando dormimos, os cientistas argumentaram, nossos cérebros interrompem estas ligações.

Coautora do levantamento, Luisa de Vivo observou o comportamento do cérebro de 6.920 camundongos. Viu, então, que as sinapses dos camundongos em repouso eram 18% menores do que nos acordados.

Pesquisador de sono na Universidade Estadual de Washington, Marcos G. Frank admite que pode ser difícil dizer se as alterações no cérebro à noite foram causadas pelo sono ou pelo relógio biológico.

? É um problema geral no campo ? ressaltou.

Embora reconheça que o cérebro possa podar as sinapses durante o sono, Marcos Schmidt, do Instituto de Medicina do Sono em Ohio, questionou se essa era a principal explicação para o repouso:

? O trabalho é grande, mas a questão é: isso é uma função do sono ou é a função?” ? perguntou.

De acordo com Schmidt, muitos órgãos, e não apenas o cérebro, parecem funcionar de forma diferente durante o sono. O intestino, por exemplo, parece aproveitar este tempo para fazer novas células.

Segundo os cientistas, os projetos recentes devem levar um olhar para os efeitos que as drogas para dormir provocam no cérebro. Embora estes remédios possam ser bons em pessoas sonolentas, também é possível que elas interfiram no corte necessário para a formação de memórias. É, então, como se o indivíduo trabalhasse contra si próprio.

No futuro, os remédios para o sono devem visar precisamente as moléculas envolvidas no sono, garantindo que as sinapses sejam podadas adequadamente.

Diversas teorias já foram propostas sobre a função do sono. Uma das mais populares sugere que ele é uma maneira de economizar energia. Outros sugerem que o sono fornece uma oportunidade para limpar o desperdício celular do cérebro. E há também sugestões de que o sono simplesmente força os animais a permanecerem imóveis, ocultando-os dos predadores.