Educação

O melhor está por vir: Univel tem crescimento exponencial nos últimos anos

O melhor está por vir: Univel tem crescimento exponencial nos últimos anos

O Centro Universitário de Cascavel – Univel está em constante crescimento desde sua abertura, em fevereiro de 1995. A instituição foi a primeira faculdade particular de Cascavel, iniciando com quatro cursos de graduação: Direito, Administração, Processamento de Dados e Economia contribuindo com o desenvolvimento da cidade e de toda a região.

Com o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da educação, a Univel oferta atualmente 27 cursos presenciais e EAD, além da Pós-Graduação e Cursos Livres. Tornou-se referência em qualidade de ensino por grande parte dos cursos serem avaliados com nota 4 e 5 no Enade, em uma escala que vai de 1 a 5, onde 5 é excelente e corpo docente formado por 60% de mestres e doutores.
Ao longo de sua história, construiu parceria com instituições renomadas como a Fundação Getulio Vargas – FGV, o Instituto de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – INBRAPE e o convênio com a Escola da Magistratura do Paraná – EMAP, além de apresentar um programa de Mestrado e Doutorado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

2016 | Selo OAB Recomenda
Em 2016, a Univel foi a primeira instituição de ensino superior da região a receber o Selo OAB Recomenda, da Ordem dos Advogados do Brasil. Reconhecimento devido à sua qualidade de ensino, alto número de aprovados no Exame de Ordem e Conceito 4 no Enade no curso de Direito. Foi também em 2016 que a instituição passou a ofertar os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

2017 | Centro Universitário de Cascavel – Univel
Em 13 de setembro de 2017, 21 anos depois de sua inauguração, a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel – Univel passou a ser um Centro Universitário, conquista que reflete o compromisso da Univel em oferecer excelência em educação.

Na edição do Enade de 2017, os cursos de Pedagogia e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – TADS foram avaliados com nota 4, ficando entre os melhores do Paraná e do Brasil. Com sua imagem modernizada, refletindo esta nova fase, lançou o Univel Play, evento que reúne alunos concluintes do ensino médio de toda a região, proporcionando uma visualização de diferentes profissões, com a possibilidade de participar de oficinas sobre os cursos, conversar com os professores, alunos e egressos.

2018 | Expansão dos Polos EAD
Flexibilidade e praticidade são características do Ensino a Distância da Univel, que em 2018 passou a ofertar ensino de qualidade em outras seis cidades: Assis Chateaubriand, Cafelândia, Laranjeiras do Sul, Medianeira, Marechal Cândido Rondon e Palotina.

Neste mesmo ano o curso de Logística EAD recebeu reconhecimento máximo pelo Ministério da Educação, com Conceito 5. A Univel também foi destaque no Enade, recebendo Conceito 5 para os cursos de Gastronomia, Logística e Publicidade e Propaganda, além do Conceito 4 para Administração, Ciências Contábeis, Design Gráfico, Direito, Gestão Comercial e Jornalismo, com cursos avaliados entre os melhores do Brasil.
2018 foi o ano em que os cursos tiveram momentos especiais, como a segunda edição do Univel Play, o início da construção do Centro Tecnológico e do Hospital Veterinário, além da primeira aula na Fazenda Escola do curso de Agronomia.

2019 | O melhor Centro Universitário do Paraná
A excelência na qualidade do ensino e infraestrutura moderna, consolidou neste ano a Univel como o melhor Centro Universitário do Paraná, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) avaliado pelo MEC (Ministério da Educação). O ano também foi marcado pela abertura de dois novos cursos, Psicologia e Odontologia, que foram autorizados pelo MEC com Conceito 5, reforçando o compromisso da instituição em oferecer qualidade de ensino.
Responsabilidade Social sempre foi um dos pilares da Univel, que executa ações que beneficiam a comunidade de diferentes formas, como reconhecimento destas ações, a Univel recebeu o Selo de Instituição Socialmente Responsável conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
A Univel também foi reconhecida em 2019 com Conceito 5 no MEC no curso presencial de Publicidade e Propaganda, e nos cursos tecnólogos a distância de Processos Gerenciais e Recursos Humanos, reforçando a qualidade ofertada aos acadêmicos. Renato Silva, Reitor da Univel, conta que é por meio da educação que mudamos nossa realidade. “Através da educação e do conhecimento se transforma toda a comunidade, e este fazemos muito bem feito, com uma equipe extremamente comprometida, de pessoas realmente do bem, para despertar e ensinar nossos alunos e professores a ampliarem o conhecimento”, ressalta.
Neste ano ainda foi inaugurado o Centro Tecnológico, estrutura que é utilizada pelos alunos das áreas de engenharias e da saúde, com cerca de 5 mil m² construídos com princípios sustentáveis e inspirado nas melhores universidades do mundo.

2020
O ano foi marcado por muitas transformações e mudanças no mundo todo. A Univel procurou proporcionar novos métodos de tecnologia para auxiliar na aprendizagem durante este momento. Inovando com um Vestibular totalmente online. Na Univel, 2020 foi o ano de inauguração da Clínica Veterinária, com 3 andares, 31 ambientes divididos entre salas de aula, centros cirúrgicos, internamento e outros. A estrutura já atende animais para vários procedimentos e em seu primeiro ano de funcionamento se tornou um Centro de Apoio de Fauna Silvestre (CAFS), possibilitando aos professores e alunos a atuação no tratamento de animais capturados vítimas do comércio ilegal, tráfico, cativeiro irregular e de maus tratos.
O Centro Poliesportivo também ganhou forma. Vários espaços foram finalizados, como a pista de atletismo de 110 metros ao ar livre, quadra de tênis, futebol e vôlei de areia, proporcionando aos acadêmicos de Educação Física uma melhor vivência prática da profissão.Neste ano a Univel teve também a abertura do curso de Tecnologia em Marketing, na modalidade de Educação a Distância.

O que vem pela frente
Para os próximos anos está prevista a inauguração da Clínica Odontológica e do Centro Poliesportivo, que vai contemplar ambientes como campo de futebol society, piscina semiolímpica, academia completa, estúdio de pilates, sala de dança, sala de luta e setor educacional, possibilitando que teoria e prática convivam juntas.
A instituição também terá a abertura do curso de Produção Audiovisual, que possui o objetivo de formar profissionais antenados e alinhados com as expectativas do mercado de trabalho atual por meio de equipamentos modernos, professores qualificados e matriz curricular completa, que proporcionarão aos estudantes uma melhor experiência e vivência dessa área que tem se tornado tendência.
A educação a distância também está em crescimento, em 2021 é previsto a inauguração de novos polos EAD nas cidades de Ampére, Toledo e Quedas do Iguaçu no Paraná.
“Com a educação você se transforma, as pessoas se sentem mais valorizadas, descobrem que podem ser melhor, se desenvolver e crescer em busca do bem estar. A Univel prestou, presta e prestará um grande serviço à Cascavel e região, e quem sabe também em todo o Brasil. Com certeza a transformação aqui acontece, nós somos e fazemos a diferença, graças ao bom Deus” – Renato Silva, Reitor da Univel.

 

Foto: Assessoria