Educação

O lúdico e o aprendizado

Jogos e brincadeiras conseguem despertar nos alunos o interesse pelos conteúdos

O lúdico é sempre uma perfeita estratégia para a fixação de conteúdos desenvolvidos nas aulas. Ao valorizar o lúdico, adaptando jogos e brincadeira no seu planejamento pedagógico, a escola trabalha afetividade, a sociabilização, a criatividade e estimula nas crianças o conhecimento dos seus direitos e deveres. A utilização da brincadeira e do jogo é um instrumento para a aprendizagem, pois ensina a criança a lidar com o mundo, ajudando na formação da sua personalidade e na superação de barreiras como o medo.

O Colégio Santa Maria em Cascavel proporciona a partir de um trabalho diferenciado, criativo e dinâmico, a possibilidade que se realize a construção de um saber através de experiências práticas, com situações do cotidiano. Desenvolvendo o conhecimento lógico, sua capacidade de pensar, executar e resolver situações usando os jogos e brincadeiras. Os jogos conseguem despertar nos alunos o interesse e a atração pelo aprendizado, pois ao mesmo tempo em que está se divertindo também está aprendendo e se desenvolvendo.

Assim, os alunos do 3º ano A do EF-1, orientados pela professora Luciane, participaram e aprenderam com o Jogo das Horas. Uma atividade em duplas, na qual os alunos interrogavam aos seus parceiros sobre as horas em seu cronograma. Vencia o jogo quem acertava mais os horários em seus relógios.

Outra turminha que realizou atividades lúdicas, foi a de alunos do 2º ano C, do Ensino Fundamental 1, orientados pela professora Lariana. Eles aprenderam muito utilizando o Material Dourado no decorrer das aulas. Através deste recurso didático, tão importante na construção de várias habilidades de matemática, desenvolveram os conceitos do Sistema de Numeração, identificando a unidade e a dezena. Em seguida representaram várias quantidades com o Material Dourado. Com certeza, adquiriram com muita segurança o conteúdo transmitido no decorrer da aula.

 

Jogos escolares

Com a participação de 51 escolas do município o Colégio Santa Maria tem seus representantes fazendo bonito.

– Taekwondo: Caio Lopes Dias campeão no Masculino B.

– Tênis de Mesa: Eduardo Gomes Oliveira Gruchoski, 8º Ano C (EF-2), representou muito bem o Colégio Santa Maria nos Jogos Escolares 2018, fase municipal, conquistando o 3º lugar na classificação geral e 1º lugar em sua categoria, no Tênis de Mesa.
Parabéns Eduardo!