Cotidiano

O legado marcante de Victório Moretti

Enquanto vereador, ele defendeu a extensão da avenida Brasil até a BR-277, lutou pela industrialização da cidade

Cascavel – Foi sepultado ontem o corpo de Victório Moretti. Natural de Erechim (RS), mas residente em Cascavel desde 1968, ele faleceu domingo aos 79 anos de complicações originárias de uma cirurgia para a retirada de um coágulo no cérebro provocado, supostamente, por uma queda.

Há muitos anos Moretti era empresário do ramo imobiliário, mas foi como vereador que deixou um legado no qual bem que os políticos atuais poderiam se espelhar. Eleito em 1976 com 805 votos (um número marcante para a época), ele manteve apenas um assessor e jamais faltou a uma sessão da Câmara.

Como legislador, entre outras importantes bandeiras, defendeu a extensão da avenida Brasil até a BR-277, lutou pela industrialização da cidade e não permitiu a redução pela metade da largura da então Foz do Iguaçu, hoje avenida Tancredo Neves.

RENÚNCIA

Mas Victório Moretti não escreveu seu nome na história política da cidade apenas por sua atuação ética e combativa. Em 9 de março de 1981, ele surpreendeu a todos ao renunciar ao mandato por não concordar com a prorrogação determinada pela ditadura militar. Em 1992, chegou a tentar um novo mandato na Câmara, mas a desestruturação do PDT frustrou essa intenção.