Cotidiano

O ínicio do ?Brexodus??

2016 920814448-201607020952228810_RTS.jpg_20160702.jpgLONDRES – O Citigroup, um dos maiores bancos do mundo, vai transferir até funcionários de Londres para Dublin devido ao Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia), no que poderia ser começo de uma onda, o ?Brexodus?.

BREXIT 1311

O banco fez uma reunião de diretoria no mês passado na capital irlandesa, da qual participou o diretor executivo, Mike Corbat, e o presidente, Michael O?Neill, que também se reuiniu com líderes políticos, informou o ?The Sunday Times?. ?Eles estão avaliando o regime político e regulatório da Irlanda?, disse uma fontes do jornal, afirmando ainda que o banco estaria avaliando como ampliar seus escritórios ali.

No mês passado, o diretor para o Reino Unido, que tem nove mil empregados, disse que os trabalhadores do setor financeiro de Londres se mudariam para outros países da UE independentemente de qual acordo será estabelecido entre o país e o bloco.

No mês passado, quatro meses após o referendo que aprovou o Brexit, Anthony Browne, chefe-executivo do grupo de lobby Associação dos Banqueiros Britânicos escreveu no jornal ?Observer? que as instituições financeiras estão estudando a transferência de operações do país. ?A maioria dos bancos internacionais tem agora times de projetos trabalhando para ver quais operações eles precisam mudar para garantir que possam continuar servindo os consumidores, a data que isso deve acontecer e qual a melhor forma de fazer isso?, disse Browne. ?Muitos bancos pequenos pretendem começar a realocar antes do Natal, bancos maiores esperam começar no primeiro semestre do ano que vem.?

Muitos dos maiores bancos do mundo têm suas sedes europeias no Reino Unido. Mas precisam de um ?passaporte? europeu para servir clientes por toda UE. Agentes do setor estão preocupados com a sustação desse direito.

Saiba como o Brexit pode afetar a economia

LÍDER DO BREXIT SE ENCONTRA COM TRUMP

Também sábado, o líder da campanha pelo Brexit, Nigel Farage, visitou o presidente eleito dos EUA, afirmando que ele poderia ajudar a azeitar as relações entre o Reino Unido e o republicano. ?Somos apenas turistas?, disse Farage, que é chefe do Partido da Independência do Reino Unido, disse a repórteres enquanto esperava o elevador para i encontro, na Trump Tower, em Nova York. Depois, ele fez uma selfie com Trump em frente a um par de portas douradas. ?É uma grande honra passar algum tempo com o @realDonaldTrump?, tuitou.