Cotidiano

?O grande percentual de indecisos caminha na minha direção?, diz Indio sobre Ibope

RIO ? Após subir dois pontos percentuais em intenções de voto, de acordo com a pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada nesta quarta-feira, o candidato do PSD Indio da Costa quer convencer na reta final da campanha os eleitores indecisos e conquistar o apoio dos que não querem Marcelo Crivella (PRB) na prefeitura do Rio. Com 7% da intenções de voto e tecnicamente empatado no segundo lugar com Marcelo Freixo (PSOL), Pedro Paulo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PCdoB), Indio acredita que conseguirá se distanciar dos concorrentes divulgando seu perfil e experiência em gestão.

? Meu distanciamento em relação aos demais ocorrerá porque nenhum tem a minha experiência de gestão. Agora que ele ficou para trás, o eleitor do (Carlos) Osório (PSDB) caminha para mim. A rejeição grande ao Pedro Paulo o impedirá de crescer. O grande percentual de indecisos caminha na minha direção ? afirmou Indio nesta quinta-feira, durante uma visita ao Largo do Machado, Zona Sul do Rio.

Segundo o Ibope, 19% dos eleitores votarão branco ou nulo, enquanto 4% não sabem em quem votar. Indio também vê a possibilidade de ganhar votos transferidos dos demais candidatos por, na sua avaliação, ter baixa rejeição e maiores chances de ganhar do Crivella no segundo turno. Indio minimizou o crescimento de Crivella, segundo a pesquisa. O candidato do PRB subiu quatro pontos percentuais e passou a ter 31% dos votos.

? O resultado está inchado. O Crivella tem dois problemas: o Edir Macedo e o (Anthony) Garotinho. A pesquisa ocorre em um momento em que os eleitores não pensam muito em que votar. As últimas 48 horas é que serão decisivas. O eleitor vai identificar aquele que tem mais chances de ganhar do Crivella no segundo turno. No segundo turno, sem a presença dos candidatos inicialmente escolhidos, eu sou a primeira opção para receber o voto em todos os casos ? avaliou.

O candidato do PSD destaca que Freixo, na segunda posição, se desconsiderada a margem de erro, é mais conhecido entre a população carioca e mesmo assim caiu na comparação com a pesquisa anterior. Para ele, embora Freixo tenha uma taxa de rejeição menor, a campanha do candidato do PSOL pode ser prejudicada pela denúncia do Ministério Público contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo que seu partido faça oposição ao PT.

? A esquerda fica sem discurso. Além disso, eles votaram contra o impeachment de Dilma, que tem plano de fundo o desemprego e a corrupção ? defende Indio.