Cotidiano

O Globo não terá que publicar direito de resposta

RIO – O candidato à prefeitura do Rio pelo PRB, Marcelo Crivella mentiu nesta sexta-feira no debate quando disse que O GLOBO teria de publicar amanhã um direito de resposta à notícia ?Lava-Jato: Crivella é acusado de caixa 2?, publicada domingo passado na coluna do jornalista Lauro Jardim.

O desembargador Andre Fontes deferiu uma liminar concedendo um efeito suspensivo ao recurso do candidato junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio, desobrigando o jornal a publicar a resposta. O GLOBO, portanto, não terá de publicar o pedido do candidato até que haja uma decisão final da Justiça.

O colunista revelou que, em negociação de delação premiada, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque disse que, na campanha de Crivella para o Senado, em 2010, o parlamentar o procurou pedindo ajuda para financiar material de propaganda eleitoral. E, após a intervenção do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, recebeu cem mil placas.

Crivella também afirmou no debate que a revista ?Veja? teria de publicar direito de resposta por causa da reportagem sobre sua prisão pela Polícia Civil do Rio, ocorrida em 1990, em Laranjeiras.

Também ao contrário do que disse o candidato, a revista não terá de lhe conceder direito de resposta, pois obteve uma decisão judicial favorável à publicação.