Cotidiano

O GLOBO lança simulados, videoaulas e outras ferramentas para o Enem 2016

enem2016.jpg RIO – Dois meses antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), enquanto candidatos do Brasil todo intensificam sua rotina de estudos para as provas, O GLOBO divulga, a partir desta terça-feira, uma série de iniciativas voltadas para ajudar os participantes. Numa mesma página, o estudante terá acesso a videoaulas, dicas valiosas, questões de provas anteriores e simulados inéditos com enunciados elaborados por professores especialistas no Enem. enem

PARTICIPE DOS SIMULADOS

Principal porta de entrada no ensino superior do Brasil, o Enem deste ano, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro, recebeu cerca de 8,6 milhões de inscrições. A partir desta terça, todos os candidatos que entrarem no site do GLOBO vão encontrar simulados com questões elaboradas por professores do QG do Enem e Eleva Educação nos mesmos moldes do exame aplicado pelo Ministério da Educação.

CONFIRA AS VIDEOAULAS

Até segunda-feira da semana que vem, estarão no ar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 30 questões de cada assunto. Na terça-feira que vem, serão divulgadas as provas de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Uma nova rodada de provas, com esse mesmo roteiro, será publicada no começo de outubro.

RESOLVA QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES

Os participantes têm duas horas para responder às questões. Um cronômetro indica o tempo disponível, em contagem regressiva para simular o exame de verdade. Não é possível pausá-lo, mas é possível ocultá-lo, fazendo com que ele só apareça de novo quando faltarem dez minutos para o fim da prova.

VEJA DICAS PARA SE DAR BEM NO ENEM

A plataforma permite fazer os simulados usando notebooks, tablets e smartphones, com vários recursos. Depois de enviar as respostas, por exemplo, o estudante receberá um quadro detalhado da performance, contendo índices de acertos por item, além de informações sobre o grau de dificuldade das questões, os assuntos-chave de cada pergunta e a pontuação de acertos.

FAÇA O TESTE VOCACIONAL

Quem quiser receber a correção de suas provas de acordo com a teoria de resposta ao item, aplicada na correção do Enem, deve preencher um cadastro no site nos cinco primeiros dias de publicação da prova. Por meio da TRI, o candidato poderá saber como foi seu desempenho em comparação com outros estudantes que realizarem os simulados do GLOBO.

Além dos simulados, este ano O GLOBO lança uma série de ferramentas para auxiliar na preparação dos estudantes. Uma mesma página reúne uma coleção de videoaulas voltadas para o exame, uma ferramenta de busca para o candidato encontrar questões de provas anteriores, testes vocacionais e um espaço com dicas indispensáveis a todos que farão a prova.