Cotidiano

O dia em que Netanyahu dormiu na casa do genro de Trump

ShowImage (2).jpg

WASHINGTON – Quando tinha 17 anos, o jovem judeu Jared Kushner foi a Auschwitz e viu o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, discursar sobre como o Holocausto poderia ter sido prevenido. Em 1998, o premier levara uma multidão de adolescentes judeus numa visita ao local onde tantos parentes e antepassados foram vítimas do genocídio nazista. Kushner, filho de uma família rica que sempre doou para causas israelenses, já conhecia o premier em pessoa, uma vez que ele mantinha boa relação com seus pais. O “New York Times” revelou numa matéria que, numa visita de Netanyahu aos EUA, ele chegou a emprestar seu quarto para o premier dormir, em Nova Jersey ? ficando no sótão. Agora, os dois se reencontram na primeira visita de Estado de Netanyahu ao sogro de Kushner, Donald Trump, novo presidente dos EUA. Bibi Trump

Aos 36 anos, Kushner é hoje um dos principais assessores da Casa Branca. Casado com Ivanka, filha do presidente, é apontado pelo chefe de Estado como uma figura que poderia servir para mediar conflitos no Oriente Médio. Ex-CEO do conglomerado da família, se tornou novo membro informal da diplomacia americana.

Kushner e a família visitaram Israel várias vezes durante sua vida, onde têm negócios. Sua avó sobreviveu ao Holocausto fugindo por um túnel na Polônia. Seu avô se escondeu num buraco por anos.

Ortodoxo, Kushner estudou por toda a vida o papel de Israel no Oriente Médio e foi um dos principais articuladores da campanha de Trump, tendo moldado suas posições firmes a favor da defesa do Estado israelense. Sua família conhece outras várias lideranças israelenses. No governo, poderá ajudar o governo a lidar com os desafios impostos pelos assentamentos e a possível mudança da embaixada para Jerusalém.

Agora, duas décadas após sua visita a Auschwitz com Netanyahu e seus encontros pessoais com o premier, assessorará o sogro nas negociações com o premier do principal aliado americano no Oriente Médio.

? O papel de Jared é crítico na esperança de forjar uma política comum com o presidente ? avaliou o embaixador israelense, Ron Dermer. ? Ele é alguém que, na minha opinião e por ter mantido contatos, é alguém capaz de fazê-lo com sucesso. Quatro assuntos cruciais no encontro de Trump e Netanyahu