Cotidiano

O cenário começa a clarear, diz consultor financeiro

O raciocínio é de Raphael Cordeiro, professor da ISAE/FGV, consultor financeiro e escritor, em palestra,aos Cooperados da Uniprime Oeste

Cascavel – “O cenário hoje é um pouco mais claro do que se desenhava no início do ano. Definido o impeachment, o lado político ficou um pouco menos relevante, embora ele ainda seja decisivo para o ajuste das contas fiscais e para trazermos a inflação e os juros a níveis decentes”.

O raciocínio é de Raphael Cordeiro, professor da ISAE/FGV, consultor financeiro e escritor, em palestra,aos Cooperados da Uniprime Oeste  no auditório da Associação Médica de Cascavel  no Hotel Viale de Foz do Iguaçu.

Segundo o presidente do Conselho de Administração da Uniprime Oeste, Hirofumi Uyeda, este evento integra amplo programa de Educação Financeira. “Não basta oferecer os melhores serviços e o maior retorno em sobras. Buscamos disponibilizar também oportunidades de formação e informação, para que nossos Cooperados multipliquem esses resultados”, explica.

O que esperar

Segundo Raphael Cordeiro, as consequências desta que é, segundo ele, a pior crise enfrentada pelo País depois da década de 30 ainda se farão sentir ao longo deste ano. O desemprego, por exemplo, em sua visão, deverá continuar crescendo até o mês de novembro.

Ele projeta a retomada do crescimento já em 2017, mas lembra que a intensidade depende da agilidade com que o País superar os seus quatro maiores desafios, que são as reformas fiscal, previdenciária, trabalhista e política. Destas, a fiscal e previdenciária, em sua visão, são as mais urgentes. “O País não pode gastar mais do que arrecada e a previdência é insustentável. O brasileiro que se aposenta aos 54 anos, está matando a aposentadoria futura de seus filhos e netos”, raciocina.

Como e onde investir

Segundo Raphael Cordeiro, todo o cenário de crise gera um leque de oportunidades de ganho. Este ano, por exemplo, o mercado de ações já subiu 30% e os títulos de renda fixa de longo prazo, algo em torno de 20%. Já o dólar caiu perto de 18%.

“O ponto de partida está em identificarmos o nosso perfil de investidor. Encontrar a vocação, acompanhar o mercado, definir uma estratégia de longo prazo. A curto prazo, quem apenas segue as tendências da maioria, sempre acaba perdendo da média”, sentencia.

Aplicativo Uniprime

As palestras de Cascavel e Foz do Iguaçu também foram palco para o lançamento do APP Uniprime, um aplicativo de última geração, que disponibiliza a Cooperativa de Crédito com toda a segurança em tablets e smatphones.

Segundo o presidente Hirofumi Uyeda, com o novo aplicativo, é possível fazer quase tudo. Suas funções incluem: consultar extratos; inclusão e consultasde lançamentos futuros; posição financeira consolidada; reimpressão de comprovantes; efetuar TEDs e DOCs; transferências entre Cooperativas e Cooperados; pagamentos com leitura automática do código de barras e consultas de aplicações e operações de crédito.