Agronegócio

O Canadá na rota do Brasil

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, reuniu-se com o ministro parlamentar da Agricultura do Canadá, Jean-CLaude Poissant, com o objetivo de obter avanços na pauta de exportações brasileiras. Novacki, que liderou nos últimos dias uma missão brasileira ao país, participou da abertura da Feira SIAL Canadá 2018 e da inauguração do Pavilhão Brasil na feira, que teve 22 expositores nacionais.

A feira, realizada em Montreal, é o principal evento da indústria de alimentos canadense e porta de entrada para os produtos agropecuários do Brasil na América do Norte.

Na reunião com Poissant, Novacki conversou sobre o propósito de destravar negociações para ampliar as exportações e acelerar a análise canadense para abrir o mercado a produtos brasileiros, principalmente as carnes.

O Brasil negocia a liberação das exportações de carnes há alguns anos com o Canadá, o que deve avançar a partir desta missão, acredita o secretário executivo do Mapa. Questionamentos canadenses que estavam pendentes foram respondidos e a missão recebeu novas demandas das autoridades canadenses. Uma missão técnica canadense deverá ser enviada no segundo semestre deste ano, para avaliar o sistema de carnes bovinas e suínas brasileiras. O Brasil já exporta carne de frango para o Canadá.

A comitiva brasileira também participou de reunião com membros da agência de inspeção de alimentos canadense.

Feira

No Pavilhão Brasil, os expositores brasileiros ofereceram produtos com valor agregado, demonstrando o potencial que marcas nacionais têm para o exigente mercado canadense, que apresenta uma balança comercial equilibrada com o Brasil, tanto no setor agropecuário quanto na pauta de exportações como um todo. Há expectativa de ampliação das exportações de frutas, mel e própolis, entre outros produtos.

Segundo o diretor do Departamento de Negociações Não Tarifárias do Mapa, Alexandre Pontes, que integra a missão, as negociações envolveram promoção comercial, remoção de barreiras, cooperação e atração de investimentos.

 

Próximas missões

As próximas missões do Mapa são na feira SIAL Xangai, na China, e a reunião geral da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal), em Paris, quando o Brasil receberá o certificado de país livre de aftosa com vacinação, além de Austrália e Nova Zelândia, que serão chefiadas pelo ministro Blairo Maggi. Novacki ainda irá a missões na Argélia, no Egito e nos Estados Unidos.

Para o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis, o apoio do governo brasileiro a eventos como esse é fundamental para que as empresas brasileiras tenham acesso a outros mercados. Reis lembra que “dirigentes de segmentos do agronegócio interessados no comércio com o Canadá podem procurar a Câmara de Comércio Brasil-Canadá pelo endereço na internet www.ccbc.org.br”.