Esportes

O boxe continua

Escola que já formou campeão brasileiro, estadual e interestadual, a Academia Municipal de Boxe de Boxe está com uma nova leva de pugilistas dispostos a ganharem projeção no esporte.

Filiada à Confederação Brasileira e à Associação Nacional, a equipe comandada por Rubens San Perruchon terá novos desafios nos próximos dias. É que o veterano dos ringues foi convidado a ir a São Paulo e levar seus pupilos para lutar na Terra da Garoa.

A ideia é casar lutas entre atletas que estejam pelo menos até a 10ª posição nos rankings nacionais para já elevar os cascavelenses ao top 10 do País em caso de vitória.

Dentre os que estão treinando com esse objetivo está Arnaldo Nunes de Campos, de 19 anos. Com 1,83m e 78 quilos, ele espera poder fazer sua primeira luta no peso meio pesado após cerca de um ano de preparação. “Só faço luva [treino no ringue com companheiro de equipe]. Sou destro, mas como o San cobra que treinemos as duas bases, comecei há algum tempo e já uso normalmente”, diz Nunes, que se considera estrategista, pois procura o erro do adversário para poder encaixar um golpe que possa finalizar a luta.

Peso leve

Já Lucas Mezomo, de 21 anos, tem a característica de partir para cima dos adversários. Com 57 quilos e 1,68m, ele é destro com base de canhoto. “Isso pode ser meu diferencial contra alguém que não tenha experiência com oponentes com essa base, que é pouco usada, digamos assim. Minha característica é ir para cima, não deixar brecha para o oponente”, confirma o lutador, que treina há quatro meses: “com o San sempre mostrando onde posso melhorar, tenho tido crescimento satisfatório”.

“Além do Arnaldo Campos e do Lucas Mezomo, há outros atletas interessados em lutar, casos dos pesos pena Yuri e Leonardo, do peso médio Lucas e do peso pesado José. Todos têm treinado diariamente e agora estão aptos a serem testados. Eles treinam com sparring [oponente para testar habilidades] de 100 quilos e também do peso leve, para saber como lidar contra adversários fortes e rápidos”. (Rubens San)