Cotidiano

O balneário francês de Nice é um celeiro de extremistas

NICE ? Há anos, Nice é conhecida por ser um centro de captação de célualas radiais. Os principais recrutadores extremistas encontraram na cidade um ótimo celeiro para novos adeptos. Apesar de não ter sido reivindicado por nenhum grupo fundamentalista, o atentado cometido, na noite desta quinta-feira, foi classificado pelas autoridades como um ato terrorista.

No mundo do extremismo francês, Nice é conhecida como a terra natal de Omar Omsen, mais conhecido como Oumar Diaby, considerado pelos serviços antiterroristas mundiais como um dos mais importantes recrutadores extremistas. Omsen era ligado ao Forsane Alizza, um grupo terroristas dissolvido pelo governo francês, em 2012. Autor de vários vídeos de propagandas que alimentam a onda de terror , o franco-senegalês de 40 anos, viajou à Síria em 2013, para lutar nas fileiras do Jabat al-Nusra, o braço local da Al-Qaeda. Segundo fontes policiais, antes de viajar à Síria, Oumar Diaby trabalhou em 2012 em um estabelecimento de fast-food halal em Nice, chamado “Nosra”, investigado pelos serviços de inteligência.

No último verão, circulou a notícia de sua morte em combate, mas no início de junho reapareceu em um programa do canal France 2, “Complément d’enquête”. Foi divulgado que ele está em um acampamento na região de Latakia, onde comanda uma unidade com 30 jovens franceses, em sua maioria originários de Nice.

Em 3 de fevereiro de 2015, semanas depois do trauma provocado pelos atentados contra a revista Charlie Hebdo e um supermercado kosher, o extremista Moussa Coulibaly agrediu com uma faca três militares que montavam guarda diante de um centro judeu de Nice, a Riviera Francesa. Durante sua detenção, Coulibaly falou de seu ódio à França, à polícia, aos militares e judeus, segundo uma fonte próxima ao caso.

?Sabemos que em Nice há um foco de radicalização”, disse o relator da comissão de investigação parlamentar sobre os atentados de 2015, o deputado socialista Sébastien Pietrasanta.

Na ocasião, o deputado também acrescentou que ?Nice foi a única região da França, além da capital francesa, classificada pelos órgãos de segurança com um ?alerta terrorismo?.