Cotidiano

?NYT?: Trump pode ter evitado pagar impostos por quase duas décadas

201610020209529488_AP.jpg

WASHINGTON ? Os prejuízos dos negócios de Donald Trump, foram tão grandes em 1995 que podem ter permitido ao candidato republicano à presidência dos EUA evitar o pagamento de imposto de renda por até 18 anos, mostra reportagem publicada na noite deste sábado pelo ?New York Times?. O jornal recebeu anonimamente as primeiras páginas das declarações estaduais do magnata em Nova York, Nova Jersey e Connecticut. Os documentos mostram perdas líquidas de US$ 915.729.293 para aquele ano.

Já era sabido que Trump havia perdido muito dinheiro durante a metade da década de 1990, período marcado por grandes processos de falência nos EUA, mas os dados conseguidos pelo ?NYT? mostram perdas de tal magnitude que, potencialmente, permitiram ao empresário não pagar impostos por anos, possivelmente até o fim da última década.

?Especialistas em impostos contratados pelo ?Times? para analisar os registros de Trump de 1995 disseram que regras especialmente vantajosas para ricos podem ter permitido ao sr. Trump usar suas perdas de US$ 916 milhões para cancelar quantia equivalente de rendimentos tributáveis pelo período de 18 anos?, diz o jornal.

De acordo com o ?NYT?, as declarações foram recebidas de forma anônima por um repórter que havia escrito reportagens sobre as finanças de Trump. O selo postal indicava que os documentos haviam sido enviados de Nova York, e o endereço de devolução dizia que o envelope fora enviado da Trump Tower. A campanha republicana não contestou a autenticidade dos papéis. O ex-contador de Trump, Jack Mitnick, cujo nome aparece nas declarações, confirmou a autenticidade.

Em comunicado divulgado ainda no sábado, a campanha de Trump criticou a divulgação dos documentos e acusou o jornal, que já declarou apoio à democrata, Hillary Clinton, de trabalhar para eleger a rival.

?O ?New York Times?, como a mídia em geral, é uma extensão da campanha Clinton, do Partido Democrata e seus interesses globais?, rebateu a campanha republicana, dizendo ainda que Trump é ?um ?homem de negócios altamente qualificado que tem responsabilidade fiducitária com seus negócios, sua família e seus empregados para não pagar impostos além do legalmente requerido?.

O comunicado ressalta ainda que Trump pagou ?centenas de milhões de dólares? em outros tipos de taxas ao longo dos anos.

A resposta de Donald Trump foi direta:

? A única notícia que temos aqui é que o alegado documento de mais de 20 anos atrás foi obtido de forma ilegal.

Em e-mail enviado à redação do ?NYT?, o advogado de Trump, Marc E. Kasowitz, argumentou que a publicação dos registros é ilegal porque Trump não autorizou a sua divulgação. No comunicado, Kasowitz ameaçou ?dar início imediato à ação legal apropriada?.

Do outro lado, a campanha democrata usou a reportagem do ?NYT? para alfinetar Trump por sua decisão de não divulgar publicamente suas declarações fiscais, como acontece de praxe desde 1976. Durante o primeiro debate eleitoral, Trump ainda zombou com a questão, dizendo que não pagar o imposto de renda federal mostraria como ele era ?esperto?.

Em comunicado, Robby Mook, gerente de campanha de Hillary, afirma que aparentemente Trump escapou de pagar impostos por quase duas décadas, ?enquanto dezenas de milhões de famílias trabalhadoras pagaram os seus. E ele diz que isso é ?esperteza??. ?Agora que a questão está em alta, porque ele não vai em frente e divulga suas declarações para nos mostrar quão ?esperto? ele realmente é??.

Hillary divulgou publicamente suas declarações de quase 40 anos, assim como o candidato a vice-presidência na chapa de Donald Trump, o governador de Indiana Mike Pence, que mostrou documentos dos últimos dez anos. Trump, por sua vez, após dizer que divulgaria seus documentos durante a campanha, voltou atrás alegando que as declarações de alguns anos estavam sendo auditadas e ele teria sido aconselhado por advogados a mantê-las privadas até o fim dos procedimentos.

Consultados, ex-funcionários do imposto de renda expressaram ceticismo de que qualquer pessoa pudesse ser auditada com tanta frequência, e, mesmo que isso esteja acontecendo, não existem restrições legais de que os documentos sejam apresentados publicamente.