Economia

Número de startups cresce 280% em Foz na pandemia

Um dos responsáveis por esse desempenho é o PTI

Foz do Iguaçu – Foz do Iguaçu desponta como um ecossistema de inovação emergente do Paraná. De acordo com o estudo Mapeamento das Startups Paranaenses 2020/2021, realizado pelo Sebrae, a cidade registrou aumento de 280% (de 15 para 42) no número de startups mapeadas ano passado, em plena pandemia, subindo da oitava para a sétima posição entre as top 10 do Paraná. Em termos comparativos, na região oeste, o crescimento foi de 65% (de 117 para 193), enquanto na média estadual, ficou em 39% (de 1.032 para 1.434).

Um dos responsáveis por esse desempenho é o PTI (Parque Tecnológico Itaipu), metade das startups mapeadas de Foz possui relacionamento com o PTI. No âmbito da região oeste, 38 das 193 startups têm relacionamento com o PTI.

Foz do Iguaçu também se destacou com dos mais altos índices de startups incubadas do Paraná, com 36%, bem acima da média de outras cidades, regiões e até mesmo estadual. Conforme o Mapeamento, disseram estar em incubadoras 24,9% dos empreendedores da região oeste e 15,7% de todo o Paraná. Uma das razões é a incubadora empresarial Santos Dumont, do PTI.

Dentre as empresas que participam de um programa de incubação, apenas 20% decretam falência, de acordo com estudos realizados pela Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).