Cotidiano

Número de pessoas afetadas por temporal é de quase 10 mil

Foram danificadas 2.407 residências, segundo boletim da Defesa Civil

Curitiba – A chuva de granizo e vendavais que atingiram o Paraná na quinta-feira (8) e na madrugada desta sexta afetaram 9.838 pessoas, em 17 municípios do Estado. Foram danificadas 2.407 residências, segundo boletim da Defesa Civil, divulgado às 16h.

A situação mais grave foi registrada em Ipiranga, nos Campos Gerais, onde a chuva de granizo afetou mais de 7.100 pessoas e danificou 1.780 residências. Vinte e cinco pessoas ficaram feridas, sem gravidade.

Além de Ipiranga, foram atingidos os municípios de Assis Chateaubriand, Cascavel, Toledo, Dois Vizinhos, Pato Branco, Guarapuava, Borrazópolis, Cambé, Irati, Kaloré, Ouro Verde do Oeste, Reserva do Iguaçu, Rio Negro, Santa Helena, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu. O levantamento continua e os dados serão atualizados.

O capitão Eduardo Gomes Pinheiro, da Coordenaria Estadual de Defesa Civil, informa que estão sendo distribuídas lonas para cobertura das casas danificadas.

“Nossas equipes também estão apoiando os municípios no levantamento dos estragos e verificação se há necessidade de ajuda humanitária”, disse ele.

Continua

De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a velocidade média do vento foi de 50km/h no Estado. Mas em Entre Rios, distrito de Guarapuava, e Pinhão, na região centro-sul do Estado, foi registrado vento de até 80 Km/h.

“O ambiente continua instável, devido a presença da frente fria que chegou ao Paraná. Há risco de temporal em todo o Estado, principalmente na região Leste”, disse o meteorologista Fernando Mendes, do Simepar.

Essa situação deverá persistir até domingo (11).

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)