Cotidiano

Número de overdoses por heroína quadruplica em 5 anos nos EUA

ATLANTA ? O números de casos fatais de overdoses de heroína quadruplicou nos últimos cinco anos nos EUA, alertou nesta sexta-feira o Centro Nacional de Estatística em Saúde. Em 2015 foram registradas 12.989 mortes relacionadas ao uso de heroína, contra 3.036 fatalidades em 2010.

De todos os casos de overdose contabilizados em 2015, a heroína foi responsável por cerca de 25% dos casos, sendo que em 2010 a proporção era de apenas 8%. O relatório divulgado pela agência é baseado nas informações dos certificados de óbito, e não examina possíveis causas para o fenômeno. Mas um estudo recente do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), destacou que a queda nos preços da heroína e aumento da sua pureza podem estar incentivando o uso.

Em várias partes do país, autoridades estão tentando combater o número crescente de mortes relacionadas ao uso de opióides. Segundo especialistas, existe uma relação entre o uso de heroína e a prescrição de medicamentos analgésicos opióides. Segundo Rich Hamburg, vice-presidente da ONG Trust for America?s Health, por causa do barateamento a heroína custa cerca de um décimo do valor dos opióides.

? Você está 40 vezes mais propenso a usar heroína se você começou com analgésicos opióides ? disse Hamburg, em entrevista à Reuters. ? A heroína é parte de um problema maior de abuso de drogas no país.

O relatório divulgado nesta sexta mostra que a porcentagem de overdoses fatais provocadas por opióides, como a oxicodona, caiu para 24%, contra 29% em 2010. No mesmo período, a porcentagem de casos relacionados ao uso da cocaína subiu de 11% para 13%.