Cotidiano

Número de mulheres na Câmara Municipal de SP mais que dobra

SÃO PAULO – O número de mulheres na Câmara Municipal de São Paulo mais que dobrou com as eleições deste domingo. A partir do ano que vem, serão 11 vereadoras ocupando as 55 vagas disputadas, ou seja, 20% dos postos. Atualmente são cinco mulheres, que correspondem a 9% do total da Casa.

Foram eleitas Patricia Bezerra (PSDB), Soninha (PPS), Edir Sales (PSD), Juliana Cardoso (PT), Sandra Tadeu (DEM), Rute Costa (PSD), Noemi Nonato (PR), Adriana Ramalho (PSDB), Aline Cardoso (PSDB), Janaína Lima (Novo) e Sâmia Bomfim (PSOL). Das onze vereadoras eleitas, quatro disputaram a reeleição.

O cientista político Carlos Melo, professor do Insper, acredita que o aumento do número de mulheres em cargos eletivos reflete uma mudança no comportamento da população.

? O eleitorado feminino passa a se mobilizar mais conforme os partidos vão apresentando mais mulheres nas eleições. É uma mudança cultural, afinal, as mulheres são mais da metade da população brasileira. A mulher vem conquistando espaço não só na política ? disse Melo.

As redes sociais também foram apontadas como um fator importante para a garantia de um maior número de vagas conquistadas por mulheres já que foram aproveitadas pelas campanhas.

Atualmente, as mulheres ocupam 13,5% das vagas existentes nas câmaras municipais espalhadas por todo país, segundo dados divulgados em março pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. Em números absolutos, há no Brasil atualmente 7.782 mulheres vereadoras.

Já os homens levaram 49.825 vagas das 57.607 vagas disponíveis nas câmaras municipais. Ou seja, 86,5% das vagas.