Cotidiano

Número de mortes por gripe chega a dez no Paraná

O número de mortes por gripe chegou a dez no Paraná em 2017, segundo o boletim epidemiológico divulgado na quinta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). São quatro casos a mais que o boletim anterior, divulgado no fim de maio.

Londrina, no norte do estado, registrou quatro mortes pela doença, o maior número do estado. A Secretaria de Saúde da cidade liberou a vacina para toda a população a partir deste sábado (10). Confira o horário e locais de vacinação.

Maringá, também no norte, teve duas mortes confirmadas desde o início do ano. A Secretaria Municipal de Saúde também ampliou o público-alvo para imunização, desde segunda-feira (5). No entanto, em muitas unidades de saúde as doses já acabaram.

Curitiba, Foz do Iguaçu, Imbituva e Paranavaí registraram uma morte por gripe cada.

De todos os casos com óbito, nove foram causados pelo vírus H3 e um pelo vírus influenza B, ainda conforme o boletim da Sesa.

Casos confirmados

Conforme o relatório, de 1º de janeiro a 2 de junho, foram notificados 1.554 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, apenas 105 foram confirmados para o vírus da Influenza.

Governo amplia vacinação

O Governo do Paraná anunciou, na quinta-feira (8), que vai ampliar a vacina da gripe para três grupos específicos, a partir de segunda-feira (12).

A orientação é para que os municípios intensifiquem a imunização para esses outros grupos depois do término da campanha de vacinação, nesta sexta (9). Apesar do fim oficial, os grupos prioritários continuarão recebendo a dose da vacina, enquanto houver estoque.

Veja os outros grupos que também terão direito à vacina:

Cobradores e motoristas de ônibus de transporte público

Cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados)

População em situação de rua

A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) foi dada, de acordo com o governo estadual, após as doses necessárias – para os grupos que ainda não atinigiram a meta de 90% – terem sidos garantidas.

Até o momento, o Paraná atingiu 88% da meta, segundo o governo estadual. Confira os grupos prioritários da campanha.

A campanha de imunização contra a gripe, voltada a grupos prioritários, começou em 17 de abril e foi prorrogada até esta sexta-feira.