Cotidiano

Número de mortes causadas por airbags Takata pode chegar a 15

TÓQUIO — A Honda informou que um airbag da Takata se rompeu em um acidente fatal no domingo, potencialmente elevando o número de mortes causadas por problemas no sistema de contenção de impacto da empresa japonesa, em todo o mundo, para 15. O motorista de um Honda City 2005 morreu depois de uma colisão em Selangor, de acordo com informações da unidade da companhia na Malásia.

Ainda não é possível afirmar que esta é a 15ª morte em função dos airbags porque a causa oficial da morte ainda não foi determinada, informou a montadora. O modelo foi incluído em um recall de maio do ano passado. Segundo a empresa, mesmo com três informes enviados ao proprietário, o veículo não teve o sistema substituído.

O episódio é o terceiro em três meses que envolve as bolsas infláveis da Takata em carros da Honda na Malásia. Em julho de 2014, uma mulher grávida morreu em decorrência de um acidente similar. Os airbags da Takata podem se romper com muita força quando o airbag é ativado em uma batida, lançando pedaços de metal dentro da cabine do veículo — uma falha que gerou o recall de mais de 100 milhões de unidades.

Só nos Estados Unidos, há dez mortes confirmadas relativas à disfunção do airbag. A Honda informou em janeiro que investigava também uma morte na Índia.