Cotidiano

Número de gestantes cai 28% durante a pandemia

Com o isolamento forçado devido à pandemia, muitas brincadeiras surgiram sobre uma nova safrinha de bebês

Número de gestantes cai 28% durante a pandemia

Reportagem: Patrícia Cabral

“A família aumentou”; “O amor multiplicou”; “Agora somos três”; “Promovido a irmão mais velho”; “Menina ou menino?” são algumas frases que você deve ter visto nas redes sociais nos últimos meses. Com o isolamento forçado devido à pandemia, muitas brincadeiras surgiram sobre uma nova safrinha de bebês. E, em algumas cidades, ela parece se confirmar. Caso de Toledo, onde o número de serviços direcionados a gestantes (ou com suspeita) aumentou.

De acordo com a secretária de Saúde, Denise Liell, o Município registrou aumento de 6% no número de testes rápidos de gravidez realizados no Município. “Só de maio a agosto deste ano, passamos de 3.683 exames para 3.905. Consideramos isso como um dos efeitos da pandemia. Teremos uma safrinha nova de crianças. A vida sempre deve ser comemorada e brindada”, brinca a secretária.

Em Toledo, a Secretaria de Saúde acompanha 747 gestantes que fazem o pré-natal na rede pública. No mesmo período do ano passado, eram 695, quase 7,5% a mais.

Cegonha cautelosa

Já em Cascavel, a dona cegonha está mais cautelosa. De acordo com a Secretaria de Saúde, de abril a setembro deste ano foram realizados 1.781 exames de Beta hcg (Dosagem de Gonadotrofina Coriônica Humana) no Laboratório Central, número bem inferior ao realizado no mesmo período do ano passado (2.924).

O número de futuras mamães também está menor. De abril a setembro deste ano, 1.896 gestantes estão sendo acompanhadas no pré-natal pela Atenção Primária à Saúde no Município. No ano passado, eram 2.634, ou seja, queda de 28%.

Por outro lado, no ambulatório do Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), em Cascavel, o movimento está maior. O número de grávidas atendidas para consultas com especialistas ou para a realização de exames mais complexos nos últimos meses aumentou 15%: de 695 gestantes em abril para 804 em setembro.

Maternidade x Pandemia

A cascavelense Deisiane Zierhut tem 24 anos e está se formando em Jornalismo. Na semana passada, descobriu que está grávida do primeiro filho. “Foi uma surpresa muito grande. Não estava nos meus planos ser mãe neste ano, até porque falta um ano para eu me formar na faculdade, porém, aconteceu e o bebê já é muito amado”.

Para ela, a maternidade, neste momento de pandemia, exige ainda mais cuidados com a saúde. “Tenho um pouco de medo pela atual situação que estamos passando. O uso de máscara se tornou mais obrigatório ainda e  a utilização de álcool em gel triplicou. Quem vem me parabenizar pelo bebê já vou logo alertando ‘Opa! Calma! Álcool em gel primeiro’, e só depois cumprimento”, relata.

A Secretaria de Saúde do Paraná divulgou orientações direcionadas a mulheres durante a pandemia ressaltando a importância do acompanhamento durante a gravidez. Consultas que estavam agendadas para gestantes de alto risco foram mantidas. Todos os exames necessários durante o pré-natal como ultrassonografia e ecografias também continuam a ser realizados normalmente em todo o Estado.

Número de gestantes atendidas no Cisop durante a pandemia

Abril 695

Maio 703

Junho         676

Julho          797

Agosto        759

Setembro    804