Cotidiano

Número de fugitivos em Manaus aumenta para 225, após recontagem de presos

MANAUS ? O número de fugitivos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) subiu de 184 para 225, após a recontagem de presos nas duas unidades realizada esta semana. Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), 77 detentos foram recapturados. As fugas aconteceram no mesmo dia em que 56 presos foram mortos no Compaj em uma briga entre facções criminosas.

Na madrugada desta sexta-feira, terminou a tranaferência de líderes de facções para a Penitenciária Federal de Mossoró, No Rio Grande do Norte. Ao todo foram 19 presos transfeiros (14 do Acre e 5 do Amazonas).

Os presos do Acre estavam no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), no presídio Antônio Amaro, em Rio Branco. Os trâmites para a transferência iniciaram, segundo a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária do Acre, começou em outubro, quando foi solicitada a transferência de 36 detentos, mas a Justiça autorizou apenas um. O pedido foi refeito na segunda-feira, e a liberação foi dada no mesmo dia.

Do Amazonas, foram tranferidos para presídios federais um total de 17 detentos. Para o presídio de Mossoró, foram encaminhados cinco presos.