Cotidiano

Número de casos confirmados de febre amarela sobe para 101

BRAZIL-YELLOW FEVER-OUTBREAKRIO- O surto de febre amarela bateu recorde histórico durante a semana. Até agora, foram confirmados 101 casos da doença, 18 a mais do que em 1980, quando o Ministério da Saúde iniciou a contagem anual. Quarenta e três óbitos tiveram ligação confirmada com a doença ? em 2000, foram 40. Segundo o Ministério da Saúde, estão em investigação 442 casos, e 26 foram descartados. Febre amarela 27.01

O número pode ser ainda maior, já que o boletim da pasta é atualizado apenas uma vez ao dia e, muitas vezes, os estados divulgam suas notificações após a veiculação da contagem do ministério.

A enfermidade já foi registrada em seis estados e no Distrito Federal. Minas Gerais concentra a grande maioria dos casos notificados ? 504 dos 555 ? e também dos confirmados? 97 de todos os 101. Para estimar o número de casos em cada estado, o ministério considera a unidade da federação onde o paciente provavelmente contraiu a doença.

‘NÃO HÁ MOTIVO PARA PÂNICO’

A Secretaria estadual de Saúde de Goiás divulgou ontem a suspeita de três novas ocorrências. Um dos pacientes, de 58 anos, morreu em Brasília. Os outros são uma grávida, que está internada, e um andarilho, que veio de Minas Gerais. Todos tinham sintomas que poderiam estar ligados a outras doenças. A definição se de fato contraíram febre amarela será disponibilizada apenas na semana que vem.

Gerente de vigilância epidemiológica da SES-GO, Magda Carvalho enfatizou que o estado é endêmico para febre amarela. Por isso, 94% da população já está vacinada e protegida.

? Não há motivo para pânico. Quem já tomou duas doses ao longo da vida está imunizado. Mas algumas pessoas estão procurando novas vacinas, e isso pode inclusive comprometer sua saúde ? alerta. ? Outro efeito adverso é de que, desta forma, não haverá vacinas para o resto da população e para visitantes de outros estados.

Segundo Gustavo Brêtas, infectologista da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), há uma possibilidade ?assustadora? de que seja registrada a forma urbana da doença, erradicada na década de 1940.

? Até o momento, os registros são apenas da forma silvestre. Por isso, é importante aumentar a cobertura vacinal nas zonas rurais ? explica. ? A possibilidade de ocorrer um caso de transmissão urbana é cada vez maior.