Cotidiano

Número de capivaras só aumenta, no Lago Municipal

Elas já foram vistas em quantidade muito maior do que a de hoje, no entanto, é notável que o número de capivaras no Lago Municipal de Cascavel voltou a crescer. Durante caminhada pela pista encontramos filhotinhos ao lado dos pais, nadando e no gramado às margens da água. Próximo à ponte de madeira é onde um grupo grande costumar passar horas do dia.
A Secretaria de Meio Ambiente afirma que o último levantamento de capivaras foi feito em 2015 e que na época havia 100 animais no lago. 

Mais capivaras

Ainda de acordo com a secretaria houve aumento no número de animais, entretanto, “não significativo”. Atualmente não há nenhum tipo de controle na reprodução da espécie e a intenção do município não é reduzir a quantidade de capivaras. 

 

Inquérito

Há pelo menos quatro anos, os animais tomavam conta de boa parte das pistas de caminhada e durante a noite eram flagrados pelas ruas próximas ao Lago Municipal de Cascavel. A população de capivaras inclusive motivou inquérito pelo Ministério Público que apurava possíveis eventuais danos e riscos aos animais.