Cotidiano

Número de armas de fogo apreendidas em aeroportos dos EUA bate recorde

firearms.JPGRIO – Parece que alguns caubóis andam esquecendo uma regra básica da aviação civil: nada de revólveres e pistolas a bordo de aviões. Em 2016, o governo dos Estados Unidos apreendeu 3.391 armas de fogo em bagagens de mão de passageiros nos aeroportos dos Estados Unidos, um número recorde.

BV TSA

Os dados são da Transportation Security Administration (TSA), o órgão do governo federal americano responsável pela segurança de terminais e meios de transporte no país.

De acordo com o relatório divulgado esta semana, o número de apreensões foi 28% maior que em 2015, quando 2.653 peças foram encontradas na bagagem de mão de passageiros. Outro dado alarmante: 83% dessas 3.391 armas estavam carregadas.

Com as apreensões de 2016 (uma média de nove por dia), a TSA registrou o aumento pelo nono ano consecutivo no número de ocorrências. Para se ter uma ideia, dez anos anos, em 2006, 821 armas foram recolhidas.

O levantamento feito pela TSA indica que foram registradas ocorrências desse tipo em 238 aeroportos pelo país. Os dez terminais onde o número foi maior são: Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (198 armas), Dallas/Fort Worth International (192), George Bush Intercontinental Airport – Houston (128), Phoenix Sky Harbor International (101), Denver International (98), Orlando International Airport (86), Nashville International (80), Tampa International (79), Austin-Bergstrom International Airport (78) e Salt Lake City International (75).

Os itens mais bizarros apreendidos nos aeroportos dos EUA

Nem só de pistolas e revólveres é feita a rotina dos agentes de segurança que atuam nos postos de checagem das zonas de embarque dos aeroportos americanos. O mesmo relatório da TSA revela um grande número de apreensões de outros objetos considerados perigosos ou mesmo letais, como facas, lâminas escondidas em canetas e bengalas, porretes e até granadas (falsas ou verdadeiras). Em um vídeo divulgado pelo próprio órgão, há ainda outros itens bizarros, como um boneco imitando um cadáver.