Esportes

Número 1 do tênis mundial, Djokovic vive rotina de fracassos

XANGAI – O número 1 do mundo Novak Djokovic sofreu na madrugada deste sábado uma derrota surpreendente, por 6/4 e 6/4, para o espanhol Roberto Bautista Agut, enquanto seu rival Andy Murray venceu o francês Gilles Simon por 6/4 e 6/3, nas semifinais do Aberto de Xangai. Bautista Agut e Murray decidem o torneio hoje.

O sérvio Djokovic, vencedor de 12 títulos de Grand Slam, cometeu 29 erros não forçados contra o 15º cabeça de chave e converteu apenas dois de nove break points. Ele salvou três match points antes de Bautista Agut quebrar seu serviço pela quarta vez para fechar o jogo, em uma hora e 48 minutos.

Djokovic, que quebrou sua raquete depois de perder o primeiro set e rasgou sua camisa durante a partida, ficou enfurecido com o árbitro de cadeira Carlos Bernardes, que lhe deu uma violação de tempo quando estava trocando sua camisa.

? Ele foi a estrela do show. É o que ele queria ser hoje ? disse o tenista de 29 anos.

A derrota corrobora o mau momento do líder do tênis mundial. Derrotado no US Open pelo suíço Stan Wawrinka, Djokovic também foi eliminado em Wimbledon e na Olimpíada do Rio. Em Xangai, Djokovic já havia recebido um sério aviso nas quartas de final do alemão Mischa Zverev, 110º do mundo, que ganhou o primeiro set.

? Tenho tido altos e baixos em termos de resultados e há coisas que devo recuperar a nível emocional e mental ? afirmou o tenista sérvio.