Cotidiano

Nudecon obtém adesão de plano de saúde a projeto de solução de conflitos

RIO — O Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria Pública do Rio de Janeiro firmou um termo de cooperação com a Golden Cross Assistência Internacional de Saúde para estimular a solução extrajudicial de conflitos que envolvem a empresa. O acordo, assinado em 23 de junho, é o mesmo que no ano passado recebeu a adesão das operadoras de plano de saúde Amil, Bradesco Saúde, Unimed Leste Fluminense e Sul América e que registra um índice de 80% de conciliações realizadas pela DPRJ.

O documento estabelece um protocolo de rápido atendimento para as demandas apresentadas aos planos de saúde pelo Nudecon – como, por exemplo, o prazo de até três horas para uma resposta das empresas aos casos de urgência e emergência. A elas é permitido solicitar a prorrogação desse prazo por mais uma hora.

A coordenado do Nudecon, Patrícia Cardoso, comemora:

— Estamos satisfeitos porque a Golden Cross é mais uma empresa que vem a aderir de maneira formal ao projeto já tão exitoso de conciliação extrajudicial de conflitos, na área de Saúde Suplementar, proposto pelo Nudecon. Temos obtido índices de 80% de conciliações e evitado, com isso, muitas ações na Justiça.

O tempo de resposta para os demais casos é de até três dias úteis, mas, se os prazos forem considerados insuficientes pelo plano de saúde, o defensor público poderá adotar as medidas judiciais cabíveis.