Cotidiano

Núcleos vão alinhar retomada das aulas

A intenção é garantir que a volta às aulas e a rotina escolar ocorram com tranquilidade

Curitiba – A secretária de Educação, Ana Seres, reuniu-se em Curitiba com os 32 chefes dos núcleos regionais da área para alinhar as ações administrativas após o encerramento da greve dos professores e as invasões, que estão reduzindo. A intenção é garantir que a volta às aulas e a rotina escolar ocorram com tranquilidade.

“Uma das nossas preocupações, no momento do retorno, é com a tensão que pode surgir entre os grupos de estudantes que ocuparam a escola e os contrários às ocupações. Não queremos conflitos e por isso orientamos que as equipes pedagógicas promovam debates e medeiem eventuais situações de conflito”, explicou a secretária.

“Com a união e o empenho de todos estamos conseguindo desocupar com consenso e bom senso. Nosso objetivo sempre foi evitar confrontos nas desocupações e preservar nossos estudantes”, frisou Ana Seres. Com as desocupações, as aulas são retomadas um ou dois dias depois da liberação do prédio. Os diretores foram orientados a providenciar levantamento de danos antes de retomar a rotina nas suas unidades, acrescentou a secretária.

Calendário

Com o fim da greve dos professores (de 17 a 31 de outubro) e com as desocupações dos colégios da rede estadual, cada escola terá que elaborar um calendário de reposição de aulas, conforme o número de dias que ficou parada. As propostas de calendário já são feitas e precisam ser encaminhadas aos Núcleos Regionais para a homologação.