Economia

Núcleos do Empreender planejam ações de 2021

Os empresários dos núcleos do Programa Empreender da Acic já começam a definir ações e projetos para o exercício de 2021

Núcleos do Empreender planejam ações de 2021

Os empresários dos núcleos do Programa Empreender da Acic já começam a definir ações e projetos para o exercício de 2021. Com o suporte dos consultores, eles elaboram o planejamento estratégico, que é a linha central de orientação dos trabalhos que os grupos priorizam e consideram importantes para o fortalecimento dos seus segmentos econômicos.

O planejamento estratégico permite organizar os trabalhos e a correta concentração de energias em temas pertinentes aos objetivos e às expectativas de um determinado setor empresarial, informa o mais antigo dos consultores do Programa Empreender da Acic, Lucas Vinícius Gois da Silva. De acordo com Lucas, o planejamento estratégico é a base para a potencialização de resultados aos grupos atualmente mantidos pela associação comercial.

A elaboração do planejamento estratégico acontece da seguinte forma: a metodologia empregada é a Metaplan, que integra o Programa Empreender atualmente sob coordenação da Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Em conjunto, o grupo faz análises com base em critérios técnicos e então determina os objetivos que devem ser alcançados segundo os resultados possíveis em cada ação.

 

2021

Os empresários nucleados debatem também sobre a atuação dos grupos em 2021, de acordo com perspectivas que consideram a pandemia do coronavírus e os seus efeitos. A expectativa é que, com a chegada da vacina, as coisas tendam gradual e lentamente a serem melhores do que foram no ano passado.

O Programa Empreender foi adaptado à realidade brasileira na segunda metade da década de 1990. A fonte são projetos bem-sucedidos na Europa de integração e fortalecimento de setores empresariais. A Acic de Cascavel foi a primeira no Estado a aderir, criando em 1998 o Núcleo Setorial Moveleiro. Atualmente, a Associação Comercial e Industrial de Cascavel conta com mais de 30 grupos em atividade.

 

Fonte: Assessoria