Educação

Núcleo Regional de Educação promove Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turmas

O Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turmas com a participação de estudantes das 93 Instituições jurisdicionadas ao NRE (Núcleo Regional da Educação) de Cascavel será realizado no auditório do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira, na próxima sexta-feira, 13h30min às 17h.

Os objetivos do encontro são proporcionar a integração dos estudantes, estimular a constituição e o fortalecimento dos grêmios e dinamizar as ações que serão desenvolvidas pelos grêmios estudantis e representantes de turmas no decorrer do ano letivo.

O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Através dele os estudantes apresentam suas propostas e aprendem ética e cidadania na prática. A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o grêmio nas escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores, tendo em vista que ele é um apoio à direção em uma gestão colegiada.

Os grêmios estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os grêmios estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo dos jovens, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.

“Momentos como estes, aproximam os estudantes e intensificam as ações em prol da comunidade educativa das instituições”, afirma a chefe do NRE de Cascavel, Inez Aliete Dalavechia.