Cotidiano

Núcleo e Conselho da Mulher Empresária tem projeto aprovado por programa Latino Americano Al-Invest 5.0

O Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), foi escolhido pelo programa Al-Invest 5.0 para receber recursos e realizar atividades voltadas para o avanço de Núcleos Setoriais.

Esta foi a quinta fase do programa de cooperação econômica da Comissão Europeia na América Latina (AL), o Al Invest 5.0,  que busca o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs), dos países envolvidos, com feiras produtivas, missões empresariais, fomento a Núcleos Setoriais, capacitações e participação em fóruns, entre outras atividades.

Foram contempladas seis associações e uma federação dos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

O Núcleo da Acimacar já realizou a atividade que havia proposto ao programa: uma viagem técnica para São Paulo, com visita à Natura, empresas do bairro Bom Retiro, Feira de Flores e Morango de Holambra e à Feira de Flores e Morango de Atibaia.

“Apresentamos vários projetos que estavam no nosso planejamento este ano e a viagem técnica para São Paulo foi aprovada. Atendemos os requisitos apresentados pelo programa que são incentivos para aprimoramento dos setores e suas empresas. Na viagem, pudemos conhecer um pouco mais sobre as indústrias e novas técnicas de gestão que podemos aplicar aqui”, explica a presidente do Núcleo, Ana Paula Baciquetti.

O intuito da missão técnica foi oportunizar o desenvolvimento das empresárias, ampliar a rede de contatos com novos fornecedores, e conhecer uma empresa de grande porte e conceituada, como a Natura – maior empresa brasileira de cosméticos.

Segundo as nucleadas estar em contato com a história, o processo fabril, os produtos, aspectos de gestão, bem como ações de sustentabilidade e mercado global, despertam a busca por ampliação de mercado do segmento em que cada uma está inserida.

A nucleada, Djeni Schwingel, conta esta foi a primeira vez que apresentaram um projeto ao Al-Invest. “Ficamos feliz por já sermos contempladas. Buscávamos conhecer o planejamento estratégico das empresas e o clima organizacional. O aprendizado como empreendedoras vem por conhecermos novas formas de administração, prospecção de crescimento, ética e valores. Na Natura, toda a tecnologia, o suporte ao funcionário e a sustentabilidade são muito surpreendentes. É sempre importante ter ótimas referências de organização e sucesso para seguirmos”, observa.

Al-Invest

O Programa AL-Invest 5.0 é executado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com a Câmara de Comércio de Lima (no Peru), a Câmara Nacional de Comércio e Serviços do Uruguai, a Associação Guatemalteca de Exportadores, a Câmara de Comércio da Costa Rica e a Câmara de Comércio e Indústria de El Salvador, liderados pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia. Além disso, conta também com entidades parceiras como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Estados Unidos), a Câmara de Comércio de Paris (CCI França), a Eurochambres (Bélgica) e a Sequa (Alemanha).