Policial

Núcleo de Operações com Cães realiza mais uma etapa da Operação Fronteira Blindada

Durante os dois dias de operação o foco principal foram as organizações criminosas que se utilizam do transporte interestadual por ônibus de linha

Núcleo de Operações com Cães realiza mais uma etapa da Operação Fronteira Blindada

A PCPR (Polícia Civil do Estado do Paraná), por meio da Denarc (Divisão estadual de Narcóticos) e do NOC (Núcleo de Operações com Cães) realizou nos dias 17 e 18 de novembro de 2020, mais uma etapa da operação Fronteira Blindada que é executada exclusivamente por meio do Núcleo de Cães Farejadores da PCPR.

Durante a terceira fase, que ocorreu na região de Cascavel, foram empregados nas ações operacionais cinco policiais e sete cães farejadores de drogas. Durante os dois dias de operação o foco principal foram as organizações criminosas que se utilizam do transporte interestadual por ônibus de linha.

Na ação, os policiais abordaram mais de 30 coletivos com itinerários diversos, sendo alguns que faziam a ligação de Foz do Iguaçu com diversos locais do Brasil e outros que executavam linhas ligando o Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com os três estados do Sul Brasileiro.

Nas abordagens os investigadores se dedicaram exclusivamente ao combate ao tráfico de drogas, com emprego dos Cães Farejadores da Polícia Civil do Paraná, que são altamente treinados para a detecção de substâncias entorpecentes.

Foram apreendidos mais de 100 kg de drogas em seis situações distintas e oito pessoas presas por  tráfico de drogas.

As apreensões foram efetuadas pelos Cães Hera, Raio, Max e Kiron, onde juntos localizaram escondidos nas bagagens dos passageiros 107 kg de Maconha e Skank.

O emprego dos cães facilita muito o trabalho policial, pois se fossem empregados os mesmos cinco investigadores sem o auxilio dos cães, a PCPR não conseguiria ter fiscalizado nem 20% dos carros que foram fiscalizados, e com o emprego dos cães, o resultado foi bastante significativo, demonstrando o excelente plantel de animais que a PCPR conta para o combate ao tráfico de drogas.

A Operação é realizada em diferentes locais do estado, a exemplo da segunda fase, que foi executada no mês de outubro em Maringá e em apenas um dia de fiscalização retirou mais de 25kg de Haxixe de circulação.

Novas fases da operação serão desencadeadas em locais e dias distintos, de acordo com o planejamento estratégico da PCPR, visando coibir e reprimir o tráfico de drogas em nosso estado.

Esta é mais uma ação que mostra a efetividade das novas técnicas de trabalho empregadas pela PCPR, tirando drogas de circulação, prendendo traficantes e servindo e protegendo a comunidade Paranaense.