Educação

NRE promove Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turma

O 1º Encontro de Grêmios Estudantis e Representantes de Turma das 93 instituições de ensino jurisdicionadas ao NRE (Núcleo Regional da Educação) foi realizado na última sexta-feira (20) no auditório do Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira em Cascavel.

Aproximadamente 300 estudantes, acompanhados por professores, pedagogos e diretores estiveram presentes e participaram com bastante atenção a todas as orientações e atividades previstas. O grupo “Bella’s Dance”, composto por alunos das escolas estaduais, realizou apresentação artística.

A acolhida oficial foi feita pela chefe da regional do NRE, professora Inez Aliete Dalavechia, que enfatizou a importância de momentos como esses, onde os estudantes têm a oportunidade de fortalecer ações e a integração para atuações em seus grupos.

Na sequência, a aluna Fernanda Karoline Nogueira, do Colégio Estadual Monteiro Lobato, que é membro da Comissão Gestora do Fórum de Estudantes, fez um pronunciamento em nome de todos os estudantes, ressaltando a importância dos Grêmios Estudantis nas escolas para “proporcionar a integração dos estudantes, estimular a constituição e o fortalecimento dos grêmios, ampliar ideias e dinamizar as ações que são desenvolvidas nas escolas”.

A pedagoga Carla Carrera expôs sobre os Programas Geração Atitude e Parlamento Jovem e além de abordar os procedimentos para inscrição incentivou estudantes a participarem cmo estímulo à cidadania e à democracia.

O estudante Paulo Ricardo Passos, diretor de Comunicação da Aces (Associação Cascavelense de Estudantes Secundaristas) explanou aos participantes sobre a entidade, Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e Unes (União Nacional dos Estudantes) e sobre a preparação para o congresso da Aces que está previsto para o mês de junho.

Na continuidade, a pedagoga Sandra Mara Martins apresentou a síntese dos Grupos de Trabalhos do Fórum de Estudantes, realizado em 2017, e a importância do planejamento, com embasamento e orientações sobre o "Plano de Ação" para os Grêmios Estudantis.