Cotidiano

NRE orienta sobre consulta à eleição de diretores escolares

Eleição na rede estadual básica será no dia 3 de dezembro

Cascavel – A consulta para a escolha de diretores e diretores auxiliares das instituições de ensino da rede estadual de educação básica do Paraná será realizada no dia 3 de dezembro, por meio de voto igualitário da comunidade escolar.

A fim de garantir o caráter democrático da escolha e aumentar a participação da população na eleição dos diretores, o voto terá o mesmo peso para professores, funcionários, estudantes maiores de 16 anos e pais de alunos menores.

O processo inclui a Comissão Consultiva Regional, composta por servidores do NRE (Núcleo Regional de Educação) de Cascavel. Essa equipe também ficará designada para a indicação dos prepostos, pessoas indicadas pela Comissão Regional para representar o NRE em cada um dos 18 municípios jurisdicionados.

Além disso, de 23 a 27 de novembro, serão realizadas reuniões com cada comunidade escolar para a definição da Comissão Consultiva Local, que terá como função orientar e acompanhar o processo de eleição.

“A Comissão é responsável pela divulgação e coordenação do processo, pelo recebimento das inscrições, encaminhamento de todos os assuntos à Secretaria de Educação, programação das diretrizes, regulamentação, divulgação das normas, acompanhamento e controle de todos os atos eleitorais realizados no âmbito de sua unidade escolar”, explica José Arilson Effgen, presidente da Comissão Consultiva Regional.

Requisitos

Podem ser candidatos os servidores que pertençam ao Quadro Próprio do Magistério, ao Quadro Único de Pessoal, ao Quadro de Funcionários da Educação Básica ou ao Quadro Próprio do Poder Executivo. O prazo final para o registro das chapas será 5 de novembro.

O candidato deve ter curso superior com licenciatura e compor o quadro do estabelecimento de ensino desde o início do ano letivo da consulta. Deverá também apresentar plano de ação compatível com o projeto político pedagógico da escola e com as políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.