Saúde

Novos testes para covid-19 serão feitos nesta sexta com alunos da rede municipal de ensino

Mais de 100 estudantes que retomarão as atividades presenciais na próxima segunda-feira (10) devem passar pelo exame

Novos testes para covid-19 serão feitos nesta sexta com alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu fará, nesta sexta-feira (07), a coleta de exames do tipo RT-PCR em mais 105 alunos de primeiros e segundos anos do Ensino Fundamental que retornarão às salas de aula na próxima segunda-feira (10). A testagem foi sugerida pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 como medida de segurança para o retorno das aulas presenciais.

As coletas serão feitas a partir das 8h nas escolas Josinete Holler, Papa João Paulo I e Princesa Isabel, e a partir das 14h nas escolas Jardim Naipi e Osvaldo Cruz.

Conforme determina o protocolo de segurança, as salas de aula podem receber apenas 30% da capacidade de alunos, por isso a Secretaria de Educação adotou o modelo híbrido – com aulas presenciais e remotas intercaladas. “Os alunos que tiveram aulas presenciais nessa semana farão as atividades em casa na próxima, e novos alunos iniciam na segunda-feira”, explicou a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

O projeto-piloto, que teve início na semana passada com as primeiras testagens em funcionários e alunos, está sendo bem avaliado pelos técnicos da Vigilância. “Todos exames (cerca de 300) deram negativo e estamos monitorando. Os funcionários e estudantes repetirão o exame dentro do prazo de 15 dias. Até agora, o resultado é positivo”, disse o gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan.

De acordo com a Secretaria de Educação, a ideia é retomar as atividades presenciais de forma gradativa, sempre com acompanhamento dos técnicos da Vigilância e da Saúde Ocupacional, que verifica a utilização correta dos EPIS (equipamentos de proteção individual). “Além dos protocolos que estão sendo seguidos, a equipe técnica da saúde está acompanhado este processo e a partir dessas avaliações será possível definir pelo retorno das demais escolas”, afirmou a secretária Maria Justina.

Ainda não há uma data definida para retorno das demais escolas. A Secretaria de Educação mantém as atividades remotas e aulas on-line com os mais de 25 mil alunos da rede.