Cotidiano

Novos rumos na carreira depois de perder 18 quilos

Depois de ser chamado para interpretar papéis de ?gordinhos engraçados? com alguma frequência, Thelmo Fernandes decidiu mudar seu perfil. O ator conta que ?fechou a boca? e começou a emagrecer após encerrar a temporada de ?S?imbora, O musical ? A história de Wilson Simonal?. No espetáculo, encenado em 2015, ele vivia o produtor, compositor, apresentador e jornalista Carlos Imperial (1935-1992), um tipo bonachão e mulherengo.

? Estava chegando aos 50 anos (sua idade atual) e o joelho e a coluna começaram a doer. Eu queria ser chamado para trabalhos com outro perfil e perdi uns 18 quilos.

Atualmente, o ator interpreta um papel divertido, mas não necessariamente cômico, em ?Rock story?. Nelson é o melhor amigo do roqueiro Gui (Vladimir Brichta), o protagonista da novela das 19h da Globo. Os dois formaram uma banda na adolescência, mas o personagem de Fernandes acabou se tornando o líder do grupo Rebola Embola, principal atração da churrascaria Boi Amigo. Casado com Edith (Viviane Araújo), Nelson traiu a mulher no passado e agora enfrenta os ciúmes dela.

? O barato da novela é que os personagens têm defeitos e fazem besteiras ? destaca o ator, que faz sua primeira novela inteira na Globo agora: ? Nelson tem um lado divertido, mas é um tipo doce e humano. Outro dia as pessoas escreveram no Twitter: ?Nelson, melhor pessoa?. Dei risada.

O ator completa 25 anos de careira em 2017. Ele foi visto em vários musicais no teatro, como ?Tom e Vinicius, o musical? (2010) ? no papel de Vinicius ?, ?A ópera do malandro? (2003), e ?O beijo no asfalto, o musical? (2015). E integra até hoje a Cia. Fodidos Privilegiados, fundada por Antonio Abujamra (1932-2015).

Durante a entrevista, Fernandes cita vários trabalhos importantes, mas diz que a peça ?Gota d?água?, dirigida por João Fonseca em 2007, foi um marco em sua carreira.

? O João, meu filho, nasceu em 2007, e me transformou. Mudei a forma como encarava a profissão e passei a administrar a ansiedade. Foi na mesma época em que fiz ?Gota d?água? e rodei (o filme) ?Feliz Natal?, com Selton Mello.

padre no teatro

Formado em Informática, Fernandes conciliou as duas profissões por mais de dez anos. Passou a se dedicar integralmente ao trabalho de ator quando precisou se concentrar nos ensaios diários da minissérie ?Capitu?, em 2008. Depois de atuar em mais de 50 peças, fará seu primeiro monólogo, ?O diário do farol?, baseado no romance de João Ubaldo Ribeiro. Estreia o espetáculo, uma adaptação supervisionada por Domingos Oliveira e dirigida por Fernando Philbert, no segundo semestre.

? O romance fala basicamente de como o bem e o mal se confundem ? resume o ator, que interpretará o padre que resolve narrar as maldades cometidas por ele.

Fernandes roda ainda este ano o filme sobre Chacrinha, com direção de Andrucha Waddington. Vai interpretar o empresário e diretor de TV Boni. Está também no elenco de dois longas inéditos que serão lançados em 2017 nos cinemas: ?Divórcio 190?, de Pedro Amorim, e ?Mormaço?, de Marina Meliande.

? Fiz bastante comédia no cinema também e quero direcionar a minha carreira para um outro lugar.