Cotidiano

Novos prefeitos vão a Brasília pedir socorro aos municípios

Curitiba – A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) está organizando uma caravana de prefeitos eleitos do Estado para ir a Brasília participar do Seminário Novos Gestores 2017-2020, que será realizado entre segunda e quarta-feira da próxima semana e, entre outras coisas, vai cobrar do governo federal medidas emergenciais de apoio às prefeituras.

Promovidos pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), os debates serão centrados em três temas: “Os desafios da gestão local e as políticas públicas”, “A pauta do municipalismo brasileiro” e “As orientações jurídicas de início de mandato”.

O cenário econômico dos municípios preocupa os futuros gestores. De acordo com a CNM, dos 3.155 municípios que informaram o quadro de suas finanças ao Tesouro Nacional, 2.442 (77,4%) já estão com as contas no vermelho.

A crise se agravou ainda mais porque os prefeitos contavam com R$ 99 bilhões de repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) em 2016, mas o valor não deverá chegar a R$ 84 bilhões.

PREVIDÊNCIA

Uma preocupação adicional dos futuros prefeitos é a despesa com os servidores inativos, que nos municípios acima de 200 mil habitantes cresceu 13,22%. As receitas correntes, por sua vez, subiram apenas 6,81% no período. “Por isso, a participação dos prefeitos eleitos neste eventual será crucial”, alerta o presidente da AMP e prefeito de Santo Antonio do Sudoeste, Ricardo Ortina.