Política

Novos loteamentos terão que adotar sistema de iluminação em LED

Portaria padroniza a iluminação pública nos loteamentos, inserindo a tecnologia LED, que possui vida útil mais longa que as lâmpadas convencionais e reduz custos

Novos loteamentos terão que adotar sistema de iluminação em LED

Os novos loteamentos que serão construídos em Cascavel deverão adotar o sistema de iluminação pública com tecnologia LED. É o que determina a Portaria 043/2020, assinada pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pelo presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Tales Riedi Guilherme.

Além de modernizar e dar sequência a um projeto de padronização da iluminação pública, as lâmpadas de LED possuem vida útil mais longa que as convencionais e reduzem o custo de consumo e manutenção. A utilização de iluminação pública em LED deverá seguir as normas em vigor e critérios adotados pelo Inmetro.

“A administração tem se esforçado para modernizar o pátio de iluminação pública. Além de ter um custo de manutenção menor, o que gera economia para os cofres do Município, as lâmpadas de LED deixam o ambientem mais bonito”, destaca o prefeito Paranhos.

O IPC será o responsável pela aprovação do projeto base executivo da iluminação pública dos loteamentos, sendo necessário a apresentação do projeto luminotécnico seguindo os critérios estabelecidos. Já a Secretaria de Serviços e Obras Públicas (Sesop) será responsável pela análise e fiscalização da execução do loteamento.

Ainda de acordo com a portaria, os loteamentos em execução e que a entrega técnica do pátio da iluminação pública já estiver agendada até o dia 30 de dezembro, não precisarão seguir as diretrizes propostas, ficando a cargo do loteador a adesão voluntária ao programa de modernização da iluminação pública.

Os loteamentos já aprovados e em processo de construção, mas que ainda não possuem luminárias instaladas, deverão apresentar projeto executivo da iluminação pública utilizando a tecnologia LED. O mesmo ocorre com os projetos que estejam em processo de elaboração e aprovação.