Cotidiano

Novos lares: Voluntários vão cuidar de pássaros silvestres

Os voluntários fizeram o cadastro para serem guardiões dessas espécies

O Instituto Ambiental do Paraná cedeu os cuidados de 32 pássaros silvestres a voluntários que se cadastraram junto ao órgão. São animais das mais diversas espécies nativas silvestres que não têm condições de retornar à natureza. Os voluntários fizeram o cadastro para serem guardiões dessas espécies. A adoção é sempre a última alternativa buscada pelo IAP para destinar aqueles animais que não conseguem ou não podem retornar à natureza.

“Em situações como essa, nós sempre vamos procurar mantenedores, criadouros científicos ou institutos conservacionistas, que já têm expertise para cuidar do animal. Não sendo possível, em último caso, a gente pode entregar para uma pessoa física que tenha a consciência de que terá que cuidar do animal como se fosse uma criança. Esse cuidado é tanto com relação ao bem-estar do bicho quanto à condição financeira do adotante, pois o animal sempre trará despesas extras”, explica a diretora de Licenciamentos Especiais do IAP, Edilaine Vieira.

Os novos guardiões dos pássaros assinaram um Termo de Guarda Provisório, no qual se comprometem a colocar anilhas de identificação e rastreamento nos animais em no máximo 15 dias, alimentar e apresentar anualmente laudos veterinários que comprovem as boas condições das espécies. Essas pessoas também assinam um termo de ciência de que podem ser fiscalizados pelo IAP em qualquer momento e que, se constatado algum dano ou maus tratos ao animal, a guarda poderá ser retirada.

Espécies

Entre as espécies doadas estão: bicudo, coleiro do brejo, cardeal, pássaro preto, azulão, tiziu, melro, galo da campina, curió, bigodinho, periquito rei, pintassilgo, sangrinho, chupim e trinca-ferro. A profissional da área de comunicação Neusa Mansur recebeu a guarda de dois trinca ferros. Ela tinha se inscrito para receber a espécie logo que soube da possibilidade pela imprensa.