Policial

Novos guardas deverão sair às ruas a partir de dezembro

O curso de formação teve início no dia 29 de agosto, dois meses após a posse dos novos servidores

Cascavel – A efetiva implantação da Guarda Municipal de Cascavel parece estar muito próxima de se concretizar. Em entrevista à Rádio Colmeia, durante o programa Falando com o Prefeito de ontem, o secretário de Administração, Alisson Ramos da Luz, e o subcomandante do 6º BPM (Batalhão de Polícia Militar), major Rubens Garcez, confirmaram que os novos guardas deverão estar nas ruas no início de dezembro.

A informação foi confirmada a O Paraná pelo diretor da Guarda Patrimonial, Lauri Dall’Agnol. “A previsão é de que a nova Guarda esteja nas ruas no início de dezembro. O que eu posso dizer é que o curso está na metade, na parte de defesa pessoal”, declarou Lauri, ressaltando o fato de a coordenação do curso estar a cargo da PM.

O curso de formação teve início no dia 29 de agosto, dois meses após a posse dos novos servidores, que antes disso chegaram a participar de uma aula inaugural na sede do 6º BPM, mas a falta de um convênio entre o Município e a Polícia Militar fez com que o curso sofresse atraso.

A capacitação dos novos guardas terá duração total de 484 horas, divididas entre aulas teóricas e práticas. Atualmente, os alunos participam de aulas sobre técnicas de abordagens e de defesa pessoal. A próxima fase deverá contemplar o manuseio de armas de fogo, bem como técnicas de tiro.

O curso correu o risco de ser barrado devido ao fato de a Associação Nacional dos Guardas Municipais ter prometido entrar na Justiça para impedir a realização da capacitação. A alegação da entidade era de que a formação não pode ser realizada pela Polícia Militar, tendo que ficar a cargo de uma empresa especializada. A ação, no entanto, não prosperou e as aulas seguem normalmente.