Agronegócio

Novos fundos garantem aporte a 700 mil pequenos negócios

Curitiba – A governadora Cida Borghetti formalizou nessa segunda-feira (22) a regulamentação dos três fundos de fomento às micros e às pequenas empresas. Geridos pela Fomento Paraná, eles vão facilitar o acesso ao crédito e podem estimular o crescimento dos quase 700 mil pequenos negócios instalados no Estado. Os documentos foram apresentados no Sebrae-PR, em Curitiba. “O objetivo é que os pequenos negócios tenham suporte para poder crescer, já que são grandes geradores de emprego e renda”, afirmou a governadora.

Cida destacou o Fundo de Aval Garantidor das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (FAG/PR), que vai facilitar a vida do empresário no momento de contratar crédito: “Antes, para buscar crédito, era preciso o aval de um parente ou amigo. Com esse fundo, isso não será mais necessário”.

Também foram regulamentados o FCR (Fundo Capital de Risco do Paraná) e o Fime (Fundo de Inovação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). “Com os novos fundos fica mais fácil para os micros e os pequenos empreendedores buscarem a autonomia financeira e desenvolverem seu próprio negócio, gerando assim emprego e renda”, disse Cida. “É mais uma ação voltada ao desenvolvimento e à inovação. O Paraná se destaca no País, fruto de uma parceria bem-sucedida com a sociedade e com as entidades que apoiam o desenvolvimento econômico”.

Vitória

O Fundo de Aval foi criado para que os pequenos negócios possam superar uma das maiores barreiras de acesso ao crédito: a falta de garantia. Agora, fica mais fácil acessar financiamentos pela Fomento Paraná; BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul); BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social); Finep (Financiadora de Estudos e Projetos); e outras instituições oficiais de crédito.

De acordo com presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ágide Meneguette, na maioria das vezes o que impossibilita o crescimento dos pequenos negócios é o aval, esse fundo dará a garantia gerando oportunidade para que pequenos negócios possam se desenvolver.