Cotidiano

Novos exames descartam câncer de próstata no presidente da Colômbia

BOGOTÁ – Os novos exames médicos a que se submeteu o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, descartam a presença de câncer de próstata mas o dirigente deverá realizar uma única sessão de radioterapia, informaram nesta segunda-feira seus médicos.

Depois de realizar testes complementares no hospital Johns Hopkins Medicine de Baltimore e na fundação Santa Fe de Bogotá por recomendação de seus médicos, Santos descartou o retorno de um tumor cancerígeno.

? Me recomendam um tratamento com medicamentos e uma única sessão de radioterapia que busca prevenir os efeitos secundários dos remédios ? disse o presidente em entrevista coletiva em Bogotá junto ao diretor médico da clínica, Adolfo Llinás. ? Não tenho metástase nem tenho nenhum tumor. O que os médicos descobriram é mínimo em relação ao que eu tinha no passado.

Em outubro de 2012, Santos foi submetido a uma cirurgia para o câncer de próstata e o resultado foi bem sucedido. Após detectar um aumento inesperado no antígeno específico da próstata no corpo do presidente, seus médicos recomendaram na última terça-feira um teste realizado na instituição americana que tem uma tecnologia ainda inexistente na Colômbia.