Cotidiano

Novos dados mostram sinais de estabilização da economia chinesa

PEQUIM – A economia da China mostrou sinais adicionais de estabilização em outubro, como esperado, mas o decepcionante crescimento das vendas no varejo e os temores de tensões comerciais com os Estados Unidos após a vitória de Donald Trump à Presidência estão piorando as perspectivas.

O investimento em ativos fixos acelerou ligeiramente e superou as expectativas entre janeiro e outubro, após o governo intensificar os gastos com infraestrutura para dar novo fôlego ao crescimento, segundo dados oficiais divulgados na segunda-feira.

Mas uma série de outros indicadores divulgados ao longo da última semana, de exportações a empréstimos bancários, sugerem que o momento econômico pode vacilar nos próximos meses.

?No balanço, os dados de hoje sugerem que a recente recuperação da atividade econômica continuou no quarto trimestre?, informou a Capital Economics em nota.

O investimento em ativos fixos da China cresceu 8,3% entre janeiro e outubro em relação ao mesmo período do ano anterior, ligeiramente acima das expectativas, enquanto o crescimento da produção industrial e do varejo foi mais fraco do que o previsto. Analistas ouvidos pela Reuters previram expansão de 8,2% no investimento, o mesmo ritmo que nos nove primeiros meses do ano.

A produção industrial subiu 6,1% em outubro em relação ao ano anterior, frente às estimativas dos analistas de aumento de 6,2%, após expansão de 6,1% em setembro.

As vendas no varejo subiram 10% em outubro em relação ao ano anterior.